Justiça proíbe realização de festa por candidatos para comemorar resultado da eleição em cidade do PI


A festa estava agendada para ocorrer na noite deste sábado (21), em uma praça pública de Nossa Senhora dos Remédios. O G1 não localizou os dois candidatos para comentarem sobre o assunto. A decisão foi obtida pelo Ministério Público do Piauí
G1
A Justiça proibiu que os candidatos José Fernando Oliveira e Mizael Fortes Vaz realizem ou participem de uma festa para comemorar resultado da eleição agendada para este sábado (21), em Nossa Senhora dos Remédios, no Norte do Piauí. Os dois foram eleitos a prefeito e a vice-prefeito da cidade, respectivamente.
A decisão liminar com pedido de tutela de urgência foi expedida pelo juiz Maurício Machado Queiroz e foi obtida pelo Ministério Público do Piauí (MP-PI), por meio da promotoria de Justiça de Porto. O G1 não localizou os dois candidatos para comentarem sobre o assunto.
Decisão é da Vara Única da Comarca de Porto
Divulgação /MP-PI
Segundo o MP, a festa foi divulgada pelos candidatos através de redes sociais e ocorreria em uma praça pública do município, onde não seria possível estabelecer o distanciamento social e nem controlar a quantidade de pessoas no evento, o que contribuiria para a disseminação do novo coronavírus.
Conforme a decisão judicial, os candidatos e as coligações estão sujeitos a pagar uma multa no valor de R$ 100 mil por cada ato de descumprimento. Além disso, a polícia deverá se utilizar dos meios cabíveis para impedir a continuidade do ato.
VÍDEOS: veja as notícias mais vistas do G1 Piauí
Decretos no Piauí de isolamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
O que fazer e para onde ir em caso de aparecimento dos sintomas
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da Covid-19
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.
Initial plugin text
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.