Lançado edital de estudos para ampliação das faixas de areia de Ingleses e Jurerê

Faixa de areia sumiu no canto sul dos Ingleses | Foto: Emanuel Soares / Jornal Conexão Comunidade

A Prefeitura de Florianópolis lançou nesta quinta-feira (15) o edital para a contratação de uma empresa que vai fazer os estudos para realizar a ampliação da faixa de areia de Ingleses e Jurerê. A expectativa é que a empresa contratada faça o projeto técnico como o levantamento de uma jazida submarina perto de cada uma das praias, além do encaminhamento dos pedidos de licenciamento ambiental para a execução dos projetos. Essa é a primeira etapa. A segunda é a execução.


Clique aqui e receba as notícias do Conexão através do seu telefone


O projeto técnico é a primeira etapa para conquistar a licença ambiental prévia para o projeto. Após esse passo, o município buscará financiamentos e a licença de instalação e operação do projeto. A expectativa é que, em Ingleses e Jurerê, o processo seja similar ao que foi executado em Canasvieiras com a operação de um navio draga e uma canalização para fazer o engordamento da praia.

A parte de Jurerê Tradicional e o canto Sul de Ingleses sofrem há décadas com o aumento do nível do oceano. Uns dizem que muita gente invade a área do mar. Mas no caso de Ingleses, especificamente, fotos antigas mostram que o mar subiu muito e que no passado a faixa de areia era muito alongada no trecho.

Em novembro passado, o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, disse que o valor da obra em Ingleses pode chegar a R$ 20 milhões.

As empresas interessadas em fazer o edital precisam entregar os envelopes até às 13h45 do dia 04/12/2020.

The post Lançado edital de estudos para ampliação das faixas de areia de Ingleses e Jurerê appeared first on Jornal Conexão Comunidade.

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.