Lentes de contato: procedimento cai nas graças dos artistas


Conheça mais sobre este recurso e a diferença com relação às facetas dentárias O humorista e influencer Carlinhos Maia pegou todo mundo de surpresa ao postar em suas redes sociais como os seus dentes são de verdade. Como não poderia ser diferente, ele fez piada sobre o assunto. A revelação foi feita durante a sua ida ao dentista para fazer a manutenção das lentes de contato.
Mas como assim, lentes de contato para os dentes? Este recurso, cada vez mais utilizado, principalmente entre os famosos, na verdade se chama laminados cerâmicos ultrafinos – mas, acabou ficando conhecido desta outra forma. Isso porque, as lâminas usadas neste procedimento são muito finas, variando de 0,2 a 0,5 milímetros de espessura. Daí a relação.
Ainda falando da espessura das “lentes de contato”, reside aí a diferença entre elas e as facetas dentárias. As facetas costumam ser mais grossas, algo em torno de 0,7 milímetros.
— O material é o mesmo (cerâmica), o que muda é a espessura. Em dentes muito escurecidos, ou que tenham restaurações extensas, o indicado é realizar as facetas. Elas requerem maior desgaste dos dentes. As lentes de contato costumam ser usadas quando só precisamos fazer uma adequação do dente, uma aspirização, para o encaixe da peça. São extremamente finas — acrescentou a Dra. Mariana Dabus – cirurgiã-dentista, especialista em prótese dentária.
Ainda de acordo com a doutora Mariana, para procedimentos como “lentes de contato” e facetas, é fundamental que a pessoa procure um dentista especializado em dentística restauradora ou prótese. É este profissional que vai ter a experiência clínica adequada a estes procedimentos.
— O profissional que não tenha experiência nessa área pode realizar um tratamento cujo resultado seja insatisfatório. Pode deixar sobre-contorno — como se fosse um degrau entre a lente e o dente —, ou colocá-la muito embaixo da gengiva, causando a invasão da distância biológica — entre o osso e a gengiva livre.
Lentes de contato não permitem abrir mão dos cuidados com a saúde bucal
Freepik
Vale ressaltar que recorrer a estes procedimentos não sugere, de forma alguma, que a pessoa possa descuidar com a higiene bucal. Sendo fundamental os procedimentos corretos de higienização, com escova, fio dental e enxaguante, bem como a ida regular ao dentista.
Profissional responsável:
Dra. Mariana Dabus – cirurgiã-dentista, especialista em prótese dentária – CRO/SP 109821
Pior à noite? Entenda porque a dor de dente é mais intensa quando deitamos para dormir
Cuidados odontológicos são aliados importantes na luta contra a Covid-19
Estresse, ansiedade e tensão: distúrbios aumentam durante o período de pandemia e contribuem para o bruxismo
Lei garante aos cirurgiões-dentistas a execução dos procedimentos de Harmonização Orofacial
Siso: dente do juízo ou da incomodação?
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”