Licenciamento da ETA Penha segue e análises laboratoriais exigidas comprovam qualidade da lagoa do Santa Lídia

Resultados das análises laboratoriais feitas em um laboratório reconhecido pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e com acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) garantem a qualidade necessária para tratamento da água da lagoa localizada no bairro Santa Lídia, em Penha. O líquido será captado pela Águas de Penha, que vai investir R$ 9 milhões para construir uma Estação de Tratamento de Água (ETA) como alternativa para ampliar o fornecimento nos períodos de alto consumo. A ETA vai promover um incremento de 70 litros por segundo de água tratada à cidade, amenizando o risco de desabastecimento no verão.

A previsão é de que a obra fique pronta em até 120 dias, após as licenças ambientais necessárias. De acordo com o engenheiro Rudner Sapla, coordenador de engenharia da concessionária, para identificar a qualidade da água foram realizadas análises laboratoriais conforme determina a resolução 357 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente. “São diferentes testes físico-químicos e biológicos. Em todas as análises o resultado ficou dentro do que preconiza a resolução do Conama”, esclarece.

O engenheiro explica que a qualidade da água para abastecimento humano deve estar com os parâmetros dentro do que prevê o artigo 15 da Resolução 357 do Conama para águas doces de classe 2. De acordo com o artigo 4 da resolução, águas doces de classe 2 são destinadas ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional; à proteção das comunidades aquáticas; à recreação de contato primário, como natação, esqui aquático e mergulho; à irrigação de hortaliças, plantas frutíferas e de parques, jardins, campos de esporte e lazer, com os quais o público possa vir a ter contato direto; e à aquicultura e à atividade de pesca.

Após a captação, a água bruta passará por um processo de tratamento convencional que inclui etapas de coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção da pH.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.