Linha de produtos nanotecnológicos para cachorros e gatos é produzida em SC


Produtos com ações cicatrizante, hidratante, antiinflamatória e antimicrobiana são adicionados aos de higiene e embelezamento dos pets. Linha de produtos nanotecnológicos para cachorros e gatos é produzida em SC
Uma linha de produtos nanotecnológicos destinada a cachorros e gatos está sendo produzida em Florianópolis. A linha é composta por 12 ativos, que ficam dentro de cápsulas, e cada uma delas tem uma propriedade diferente.
Os ativos são produzidos e testados no laboratório da empresa, que também tem parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com outros laboratórios para a realização de testes mais específicos.
Depois de prontas e testadas, as nanocapsulas são vendidas para indústrias e farmácias de todo o país. De acordo com a diretora técnica e farmacêutica da empresa, Letícia Mazzarino, são diferentes produtos com ações cicatrizantes, hidratantes, antiinflamatória, antimicrobiana, que vão ser adicionados aos produtos de higiene e embelezamento dos pets.
“Essas nanocapsulas foram desenvolvidas exclusivamente para aplicação no animal. Elas aderem ao pelo do animal, proporcionando um efeito mais duradouro a esse produto. Além disso, quando aplicados na pele do animal, elas têm um tamanho tão reduzido, que elas conseguem atingir as camadas mais profundas, potencializando o efeito”, explicou Mazzarino.
As nanocapsulas podem ser adicionadas a shampoos, loções, cremes, pomadas ou medicamentos. O ativo é liberado gradualmente quando entra em contato com o pelo do animal.
Nanotecnologia pode ajudar no tratamento de pets
NSC TV/Reprodução
A Tuti, cachorra da aposentada Terezinha Costa, tem uma doença genética que faz o pelo cair e não estava respondendo aos tratamentos.
“Há mais ou menos seis anos, ela teve uma queda de pelos e ela realmente ficou completamente sem pelo nenhum. Fomos a vários veterinários, fizemos vários tratamentos, mas nenhum com resultados. Foi uma combinação de três nanos que resultaram e o tratamento dela foi mais ou menos uns quatro meses, ficamos bem satisfeitos”, contou a tutora da Tuti.
Depois do retorno positivo dos produtos para animais de estimação, a empresa de nanotecnologia veterinária resolveu investir agora também em uma linha voltada para a agricultura.
Veja os vídeos do Tech SC:
Confira outras novidades na página do Tech SC.
Veja as notícias do estado no G1 SC
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”