Mais de 500 candidatos disputam as eleições 2020 em Uberaba; conheça o perfil deste pleito


Maioria dos concorrentes são homens, brancos e com Ensino Superior. Jovens de até 29 anos são a minoria entre as faixas etárias que disputam cargos eletivos neste ano. Urna eletrônica
Nelson Jr./TSE
O perfil do candidato para as eleições 2020 em Uberaba é homem, branco, casado, com ensino superior completo e com idade entre 50 e 54 anos. Os dados registrados e divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que a maioria dos candidatos a prefeito, vice e vereador se enquadra em alguma dessas características.
Após o fim do prazo do registro de candidaturas, encerrado no último sábado (26), o TSE indicou que o número de candidatos para as eleições municipais de 2020 em Uberaba aumentou. Em 2016, 285 pessoas registraram candidaturas, enquanto 523 cidadãos colocaram os nomes à disposição de um dos cargos eletivos em 2020.
Contudo, este número ainda pode mudar, já que a Justiça Eleitoral precisa aprovar o registro das candidaturas e pode haver desistências.
Gênero e nome social
Na questão de gênero, os homens são maioria. Ao todo, 67,88% dos candidatos são do sexo masculino e 32,12% são do sexo feminino nessas eleições, o que representa um total de 355 candidatos homens e 168 mulheres, respectivamente.
Com isso, o percentual de candidaturas femininas para vereador será, mais uma vez, muito próximo do limite estabelecido em lei. Desde 1997, a lei eleitoral brasileira exige que os partidos respeitem a cota mínima de 30% de mulheres na lista de candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais.
Dois candidatos a vereador declararam nome social ao TSE.
Cor ou raça
Na estatística por cor e raça, os candidatos brancos representam 65% dos 523 candidatos na cidade.
Em segundo lugar, aparecem os candidatos pardos, com 23%, e em terceiro, os pretos, com 10%. Cerca de 0,4% dos candidatos não indicaram raça/cor e apenas um se identificou como amarelo. Não há candidatos indígenas nesta eleição.
Estado civil
O levantamento apontou que a maioria dos candidatos é casado, o que representa de 43,59% do total. Em seguida, vem os solteiros, que representam 41,1%. Os divorciados são 12,23% do pleito, 1,72% são viúvos e 1,33% são separados.
Nível de instrução
A maioria dos candidatos de Uberaba tem nível superior completo. Eles representam 34,4% dos postulantes desta eleição. Em seguida, estão os candidatos com Ensino Médio completo, que representam 26,76%.
Mais de 15,4% dos candidatos registraram que “lê e escreve”. Superior incompleto corresponde ao nível de instrução de 8% dos candidatos.
Ensino Fundamental incompleto é o grau de instrução de 6,3% dos candidatos; Ensino Fundamental completo representa 5,7% e 3,2% têm Ensino Médio incompleto.
Ocupação
Mais de 27% dos candidatos de Uberaba desta eleição se registaram no TSE como “outros” em relação a ocupação trabalhista. Depois desta categoria, o segundo maior grupo é de empresários, que representam 8,2% dos candidatos.
Em seguida, estão advogados, com 4,78%, e servidor público municipal, com 4,58%. Aposentado (exceto servidor público) e professor de Ensino Médio representam 3,44% e 1,91% dos candidatos, respectivamente.
Faixa etária
Os dados do TSE também mostram que os jovens são minoria no pleito de 2020 em Uberaba. São 39 candidatos que têm até 29 anos, o que representa 7,45% do total.
A maioria tem idade entre 30 e 59 anos, representando 78,9% dos postulantes registrados. Dentro deste recorte, o maior registro é de candidatos com idades entre 45 e 54 anos: são 183 pessoas nesta faixa etária.
Já os idosos são 13,5% nesta eleição. O candidato mais velho registrado tem entre 85 e 89 anos.
Initial plugin text
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”