Mais negros no comando das prefeituras nesta eleição

O percentual de prefeitos negros (autodeclarados pretos e pardos) aumentou na eleição deste ano. Em 2016, 1.605 negros, homens e mulheres, foram eleitos para o Executivo municipal 29% do total. Dos prefeitos que se elegeram em primeiro turno em 2020, 1.732 são negros e representam 32,1% do total. O índice não é semelhante em todos os estados. O Nordeste concentra o maior número de prefeitos negros eleitos, totalizando 932. A seguir vêm o Sudeste, com 318; o Norte, com 269; o Centro-Oeste, com 167; e o Sul, com 46. Para cada prefeito negro eleito no Sul, vinte foram eleitos no Nordeste.

Em 2020, o número de candidatos negros a cargos eletivos foi o maior já registrado no Tribunal Superior Eleitoral – foram 268.177 candidatos pretos ou pardos, o que representa 49,9% do total de postulantes. Este índice é maior que os candidatos autodeclarados brancos nesta eleição – 48,2% do total.

O partido que tem o maior número de prefeitos negros eleitos é o MDB, com 234 – o equivalente a 30,2% do total de candidatos eleitos pela legenda. Proporcionalmente, entre os quatro partidos que elegeram mais candidatos no Executivo, o PSD foi o teve mais prefeitos negros eleitos, representando 35,1% do total da legenda – índice maior que a média nacional.

Fonte: Dados do Tribunal Superior Eleitoral tabulados pela empresa ASK-AR a pedido da piauí

O post Mais negros no comando das prefeituras nesta eleição apareceu primeiro em revista piauí.

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.