Maratona de doação de sangue busca recuperar estoque do Hemocentro da Unicamp, em Campinas

 


Ação ocorre até 22h desta terça-feira e faz parte da campanha Junho Vermelho para conscientizar a população sobre importância da doação. Estoque está no limite. Hemocentro da Unicamp faz ‘maratona’ de doações para aumentar estoques
O hemocentro da Unicamp promove pela primeira vez uma maratona de doação de sangue que começou na manhã desta terça-feira (30) e segue até as 22h. A ação faz parte da campanha Junho Vermelho como forma de conscientizar a população da importância da doação.
Segundo o diretor do serviço de coleta, Vagner de Castro, o hemocentro está agendando atendimento para evitar aglomeração, mas a demanda espontânea também será recebida. Ele ainda afirmou que há um atendimento na parte externa para manter o mínimo de pessoas dentro do hemocentro.
O médico ressaltou outras medidas de segurança tomadas pelo local para evitar a transmissão do novo coronavírus. “É feita assepsia a cada fase do processo com álcool em gel, é obrigatório o uso de máscara, não só aqui, mas em todo estado de São Paulo. Depois que a pessoa inicia o processo, a gente pede para que não toque mais em celular, documento” reforçou Vagner.
O tipo sanguíneo com estoque mais baixo é o “O” negativo e os demais estão no limite do alerta, segundo o hemocentro.
Hemocentro da Unicamp é referência na região de Campinas
Antonio Scarpinetti / Unicamp
Recomendações para o doador
Além das orientações abaixo, pede-se que aqueles que viajaram para o exterior ou tiveram contato com alguém que viajou ou teve sintomas esperem um mês para fazer a doação de sangue.
O mesmo período vale para aqueles que estão com sintomas de gripe ou resfriado. As pessoas que tomarem a vacina contra Influenza devem esperar 48 horas para realizar a doação. Veja recomendações para os doadores.
Não estar em jejum
Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação
Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores
Evitar fumar pelo menos 2 horas antes da doação
Evitar o consumo de alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores à doação
Apresentar documento com foto válido no território nacional
O doador deve ter entre 16 e 69 anos e menores de idade devem estar acompanhados dos pais
Necessário ter acima de 50 kg e estar bem de saúde
Estoque baixo no banco de sangue de Americana
O banco de sangue do Hospital Municipal de Americana (SP) também está com os estoques dos tipos “O” positivo e negativo quase zerados. Para o hospital, a doação pode ser feita as segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 11h30.
O atendimento deve ser agendado no número (19) 3468-1739. O local para doar é a Avenida da Saúde, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Com Agências