Medidas são adotas em Uberaba para evitar falta d’água no período de calor: ‘consumo consciente’, reforça Codau


Segundo o presidente da companhia, manobras têm sido feitas, mas a ajuda da população também é necessária. Dois centros de reservatórios foram inaugurados. Dois motores do novo sistema de transposição do Rio Claro, que são submersos
Codau/ Divulgação
A estiagem prolongada já tem reflexos no abastecimento de água em Uberaba. Ao todo, três bombas do sistema de transposição do Rio Claro, que abastece a cidade, já foram acionados pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau).
De acordo com o presidente da companhia, Luiz Guaritá Neto, algumas manobras têm sido feitas para tentar garantir o abastecimento de água na cidade. Porém, a ajuda da população também é classificada como importante.
“Sem ajuda da transposição e da população é impossível [passar por esse momento]. Estamos vivendo um momento crítico, teremos 15 dias com recorde de temperatura. Cidades como Curitiba, Ribeirão Preto, Sorocaba, já estão tendo grande perda de água, estão fazendo racionamento”, relatou.
Conforme o presidente, o ideal é que a população siga um consumo consciente durante os próximos 15 dias. “É importante a participação da sociedade para que a gente tenha água pelo menos uma vez do dia em todas as casas da cidade. “
Entre as ações desenvolvidas pela Codau, estão a inauguração de dois centros de reservatórios na cidade.
“Hoje inauguramos dois grandes centros de reservatórios, com quase seis milhões de litros. Mas temos que ter noção de que os próximos 15 dias serão críticos pois estamos vivendo uma forte ‘tempestade de calor’. Teremos dias com temperaturas recordes e, assim, o consumo aumenta, a falta de água aumenta e as nascentes diminuem a vazão”, completou Neto.
O presidente da Codau ainda alerta para que os moradores se atentem em relação às caixas d’água das residências. “Mandamos água uma vez por dia. O mais importante é que as pessoas tenham a caixa d’água compatível. A caixa d’água da casa é para durar 24 horas, mas as vezes ela não é compatível. Quando fazemos uma manobra estamos fazendo nossa obrigação, que é mandar água uma vez por dia. “
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”