Mesmo sem festa Oktoberfest de Blumenau atrai visitantes

Acostumada a receber milhares de visitantes durante a Oktoberfest, Blumenau precisou se reinventar diante da pandemia do coronavírus. Pela primeira vez desde que foi criada, em 1984, a festa teve que ser cancelada. O som das tradicionais bandinhas alemãs deu lugar aos pavilhões vazios do Parque Vila Germânica.

Realeza da 37ª Oktoberfest desfila de máscara na Rua XV de Novembro em Blumenau – Foto: Reprodução / NDTV Blumenau

Mesmo assim, Blumenau tem atraído diversos visitantes. Com auxílio principalmente da ação Tradição em superar desafios, lançada pela organização da festa. A intenção é preservar as tradições germânicas da cidade e incentivar a retomada da economia através de uma série de ações que serão realizadas até 25 de outubro.

O visitante que chega à cidade encontra diversos componentes que remetem a tradicional festa. Desde a decoração, passando pela música até chegar na tão cobiçada gastronomia. Todas atrações, é claro, seguem as normas e protocolos estabelecidos para evitar a transmissão do coronavírus.

Parque Vila Germânica oferece atrações da Oktoberfest aos visitantes – Foto: Reprodução / NDTV Blumenau

A turista Marina Ferreira veio com a família de Caçador, no Oeste catarinense. Ela diz que gostou das atrações que a cidade oferece mesmo sem a festa. “Está muito bom, a cidade é bonita, nunca tinha vindo antes, gostei muito”, diz a visitante.

Família de Caçador visita Blumenau mesmo sem Oktoberfest – Foto: Reprodução / NDTV Blumenau

Lojas

A organização da festa está promovendo uma campanha para incentivar a compra de trajes típicos para a edição de 2021. Comerciantes também foram estimulados a trazer a atmosfera da Oktoberfest para os estabelecimentos utilizando decorações, realizando promoções, ofertas e descontos, além de comercializar artigos e produtos típicos da festa.

Vovô e Vovó Chopão recebem os visitantes no Empório Vila Germânica – Foto: Reprodução / NDTV Blumenau

Bares e restaurantes

Os bares e restaurante da cidade foram decorados com bandeirinhas, máscaras, trilhos de mesa e jogos americanos. O material foi distribuído pela própria organização da Oktoberfest. Alguns estabelecimentos também incluíram pratos típicos no cardápio.

O chefe de cozinha, Richard Ricelli, conta que a ideia é não deixar a cultura germânica morrer, tanto gastronomia quanto música. “Não vai ter Oktoberfest mas a gente não vai deixar a chama da festa apagar. Quem vier vai sentir um pouco da Oktober, ainda que de uma forma diferente” explica Ricelli.

Exposição de carros alegóricos

Além da gastronomia, o Parque Vila Germânica está promovendo uma exposição com alguns dos carros alegóricos utilizados durante os tradicionais desfiles da Rua XV de Novembro. As atrações estão no Setor 2 do Parque Vila Germânica e podem ser visitadas até o dia 25 de outubro, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

Fantástica Fábrica de Chope é uma das atrações da exposição. – Foto: Moisés Stuker / NDTV Blumenau

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”