meu-boizinho-lanca-clipe-animado-com-cantiga-do-boi-de-mamao

Hoje, 20, é Dia Municipal do Boi de Mamão. Sábado, 22, é Dia do Folclore e um ano que o Boi de Mamão foi declarado patrimônio imaterial de Florianópolis. Para comemorar as datas, o Meu Boizinho lança na sexta-feira, 21, o primeiro clipe animado com cantiga do Boi de Mamão, manifestação típica do folclore local. O vídeo de estreia é a cantiga da Moreninha, convidada para ir à vila ver o Boizinho dançar. A música normalmente abre as rodas de apresentação do Boi de Mamão e foi a escolhida para começar a temporada de clipes do projeto.

“Queremos que nossos filhos se conectem ainda mais com a tradição e os costumes da cidade onde vivem, foi desta ideia que nasceu o Meu Boizinho. Acreditamos que uma pessoa que valoriza a cultura do seu lugar adquire um sentimento maior de pertencimento. E nada melhor que fazer isso por meio do resgate de um folclore tão popular entre os pequenos como o boi de mamão”, destaca um dos criadores do Meu Boizinho, Bruno Pagani.

Junto com seu sócio Thiago de Melo, os ilustradores criaram uma turminha animada e que promete cultivar, desde cedo, o amor e o orgulho por nossos costumes e tradições. “Desde fevereiro estamos interagindo e criando conteúdo nas redes sociais. No início da pandemia e para passar uma mensagem otimista para os avós, por exemplo, fizemos uma música que transmite todo carinho dos netos. Nossa turminha quer estar perto das crianças com entretenimento educativo e confiável”, afirma Thiago.

O vídeo estará disponível no canal do projeto no Youtube. Mas as criações com a turminha vão além da música. Desenhos para colorir, passatempos e atividades lúdicas são algumas das ações disponíveis gratuitamente nas redes sociais. A criatividade levou os ilustradores a criarem ainda stickers com expressões manezinhas para serem usados em aplicativos de conversa. O Meu Boizinho também lançou este ano seu primeiro livro infantil: O Sumiço da Tainha de Ouro.

O Meu Boizinho está pré-incubado no CoCreation Lab Centro Florianópolis e, no ano passado, foi um dos 10 finalistas do programa Salto Aceleradora, do Sebrae. O projeto foi aprovado pelas Leis Municipal de Incentivo à Cultura e Rouanet e está em fase de captação de recurso para produção dos outros quatro clipes da temporada.

A Turma do Meu Boizinho

MAMÃO, O BOI BRINCALHÃO


Estrela principal do Meu Boizinho, Mamão é o brincalhão da turma.


Adora contar piadas e pregar peças nos amigos. Super ativo e curioso, adora chamar os amigos para novas brincadeiras e conhecer novos lugares. Bebel é a sua melhor amiga, em quem prega as maiores peças.

BEBEL, A BERNUNÇA COMILONA


Personagem tradicional do nosso boi-de-mamão, Bebel é uma bernunça especial. Comilona que só. Sua alimentação é super saudável e balanceada (ama brócolis e cenoura!). Esperta e cheia de personalidade, adora brincar e dançar ao ar-livre, mas tome um pouquinho de cuidado, pois quando fica com fome a Bebel fica um tanto quanto ranzinza. Seu melhor amigo é o Mamão com quem adora dançar por aí.

COTINHA, A FILHA DA MARICOTA


Cotinha herdou da sua mãe, Maricota, a vaidade e o ar desengonçado. Quando está com os amigos adora brincar e dançar, mas cultiva um jeitinho tímido. Quando fica com vergonha seu nariz fica mais vermelho do que de costume. Meiga e atenciosa, adora crianças e suas histórias.

FRAN, A BRUXINHA BACANA


Filha de um pescador com uma bruxa lendária, Fran se viu ainda menina como herdeira maior do Reino Encantado da Ilha da Magia. De posse de sua varinha encantada ela consegue acessar esse mundo mágico sempre que quer. Foi nesse Reino Encantado que ela soube das lendas e causos antigos das bruxas que habitaram Florianópolis e aprendeu os encantamentos e as benzeduras de sua terra.

BACURI, O MENINO PESCADOR


De família de pescador, Bacuri é um garoto que ganhou da família o apelido, o gosto pela pesca e o forte sotaque manezinho. Dono de expressões bem tradicionais da Ilha volta e meia precisa traduzir o que está falando pra poder se fazer entender. Adora contar um causo e sempre dá aquela aumentada na história.

DIDICO, O PASSARINHO DA PAZ


Calmo e tranquilo, Didico é um passarinho da paz.


Inteligente e sempre com um comportamento exemplar, Didico sabe de cor as regras de etiqueta e dos bons modos. Sempre disposto a ajudar os outros, é o conselheiro da turma, é dele a palavra de sabedoria para todas as situações.

MORENINHA

Fã no 1 do Mamão, a Moreninha é uma menina que adora assistir e dançar as cantigas do Boi de Mamão. Curiosa e cheia de energia, ela sempre está junto com a Turminha para, entre uma brincadeira e outra, viver as melhores aventuras ao lado dos seus amigos.

VÓ ZINHA

Vovó da Moreninha é uma simpática senhora e uma das benzedeiras mais famosas da região. Sempre disposta a ajudar, a Vó Zinha é a conselheira da turminha, uma verdadeira mestre da sabedoria popular.

MATEUS

Na história do Boi de Mamão Mateus é o dono do boi.  Porém, aqui no Meu Boizinho, mais do que dono, o Mateus é um amigão. Sempre ao lado do Mamão, Mateus é um parceirinho para todas as ocasiões, desde uma singela brincadeira até as altas confusões que a turminha apronta!