Moradores da Zona Leste de SP inspiram artista plástico e são retratados em obras de arte


Chuck Gomes usou técnicas de pintores europeus como Van Gogh e Monet para ilustrar o cotidiano do local. “Na periferia também tem arte”. Artista plástico Chuck Gomes retratou as pessoas que moram em São Miguel Paulista
Antena Paulista/Reprodução
Um artista plástico de São Miguel Paulista, na Zona Leste de São Paulo, decidiu homenagear os moradores do bairro onde cresceu e vive até hoje retratando suas histórias em obras de arte.
Chuck Gomes conta que, por causa da pandemia, estava sentindo falta das ruas, das pessoas e então veio a ideia de mostrar o bairro em uma perspectiva diferente. A ideia era dar voz e cara para o local retratando moradores usando técnicas de pintores europeus famosos.
Chuck Gomes usou técnicas de pintores como Monet e Van Gogh
TV Globo/Reprodução
“Tento retratar da melhor maneira possível a nossa quebrada. […] É enxergar a quebrada como se ela fosse uma pintura do Van Gogh, como se ela fosse uma pintura do Monet, do Picasso, é olhar a quebrada e valorizar”, conta Chuck Gomes.
Um dos ícones do bairro retratados pelo artista é o comerciante Adaílson Barbosa dos Santos, de 51 anos, conhecido por equilibrar um botijão de gás na cabeça enquanto anda de bicicleta.
Pintura de Chuck Gomes
TV Globo/Reprodução
“Ele já era uma celebridade do bairro. De certa forma ele é um personagem e também um artista, ele faz uma coisa muito peculiar de andar de bicicleta com um botijão de gás na cabeça”, disse Chuck.
Adaílson Barbosa dos Santos, 51 anos, morador de São Miguel Paulista
TV Globo/Reprodução
Chuck conta que suas obras trazem a ideia de pertencimento local. “Ver o bairro se tornando uma obra de arte é gratificante, traz a ideia do pertencimento local, se cada um tivesse o pertencimento local, eu acho que São Paulo seria até melhor nesse sentido de ter líderes comunitários e lutar pelos nossos direitos. Na periferia também tem arte”.
Habitantes de São Miguel Paulista servem de inspiração para artista plástico do bairro
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”