Moradores de Casa Branca fazem carreata em protesto contra mineração na Serra do Rola-Moça

Os carros saíram da praça de Casa Branca às 10h30 deste domingo (25) e seguiram em carreata para o Mirante dos Veados. Manifestantes fazem carreata contra mineração na cidade de Casa Branca
Herbert Cabral/TV Globo
Os moradores de Casa Branca, distrito de Brumadinho, fazem carreata na manhã deste domingo (25) contra a mineração na Serra do Rola-Moça. O movimento popular Rola-Moça Resiste convocou a carreata por ser contra a reativação da mina de Casa Branca pela Mineradora Geral do Brasil (MGB).
Segundo os organizadores do evento, os grupos de ambientalistas estão lutando há três anos contra o projeto de mineração.
“A mineradora alega que quer recuperar o passivo da mina, mas, para isso, querem minerar mais quatro milhões de toneladas para ter dinheiro para fazer esta recuperação, o que é bastante contraditório. Querem, inclusive, fazer estrada dentro do parque”, disse o advogado que representa os manifestantes, Guilherme Carvalho.
Moradores protestam contra projeto da mineradora MGB
Herbert Cabral/TV Globo
Ainda de acordo com Carvalho, o processo de reativação da mina de Casa Branca pela MGB se arrasta desde 2016, quando a mineradora apresentou projeto para minerar em cavas da serra. “Se isso sair do papel, os impactos serão vários, no parque, em cursos d’água. Por isso, o distrito está mobilizado em impedir isso”.
Os carros saíram da praça de Casa Branca às 10h30 e seguiram em carreata para o Mirante dos Veados.
O Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) pautou para esta terça-feira (27) sessão para exame de licença ambiental da mineradora MGB.
O G1 não conseguiu contato com a mineradora.
Carreata contra mineração em Casa Branca
Herbert Cabral/TV Globo
Os vídeos mais assistidos no G1 Minas nesta semana:

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.