Morte de negro em supermercado no RS: veja repercussão

João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, foi agredido em uma unidade do supermercado Carrefour, na Zona Norte de Porto Alegre, na véspera do Dia da Consciência Negra. Veja a repercussão sobre a morte de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, agredido em uma unidade do supermercado Carrefour, em Porto Alegre, na véspera do Dia da Consciência Negra. O governador do RS, a chefe de polícia e o prefeito de Porto Alegre se manifestaram sobre o assunto. (Veja abaixo).
‘Era esperto, brincalhão’, diz amigo de infância sobre homem negro morto espancado
João fazia compras com a esposa quando teria feito um gesto para uma fiscal de caixa. Ela chamou a segurança e ele foi acompanhado para fora do mercado, quando começaram as agressões.
Dois suspeitos, um de 24 anos e outro de 30 anos, foram presos em flagrante. Um deles é policial militar e foi levado para um presídio militar. O outro é segurança da loja e está em um prédio da Polícia Civil. A investigação trata o crime como homicídio qualificado. O Carrefour e a polícia não divulgaram os nomes dos agressores.
Eduardo Leite, governador do RS
“Hoje é dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Exatamente aqui estou com o material da PC porque o nosso governo criou no ano passado um departamento de proteção a grupos vulneráveis, dentro dele vamos inaugurar nos próximos dias uma delegacia para apurar os crimes de intolerância, contra diversos grupos. Infelizmente nesse dia que nós deveríamos estar celebrando essas políticas públicas nos deparamos com cenas que deixam todos indignados pelo excesso de violência, que levou a morte de um cidadão negro, em um supermercado da capital gaúcha. Todas as circunstâncias em que esse crime aconteceu estão sendo apuradas, para que sejam punidos os responsáveis. Os inquéritos policiais estão sendo levados adiante com muito rigor, aqueles que se envolveram detidos, e já apresentado o inquérito por homicídio triplamente qualificado, toda investigação vai se dar no curso do processo.”
Ranolfo Vieira Júnior, vice-governador do RS
“Vamos apurar esse fato a sua exaustão, não podemos admitir ações dessa natureza. As imagens são horripilantes, a Segurança Pública de nosso estado fará tudo para o seu total esclarecimento. Embora em trabalho remoto, em razão do Covid, acompanho e monitoro os fatos ocorridos no final da noite de ontem no Carrefour em Porto Alegre. Foram inúmeros contatos telefônicos com o Com Geral da BM, Cel Mohr, e a Chefe de Polícia, Nadine Anflor.”
Nadine Anflor, chefe de polícia do RS
“Ao longo da noite a polícia trabalhou. Temos dois presos, mais duas pessoas ao longo do inquérito policial serão investigadas. Foram autuados por homicídio triplamente qualificado, por asfixia, por impossibilidade de defesa da vítima. As imagens são muito chocantes. A PC dá uma resposta a essa intolerância que também aconteceu ontem dentro de um mercado. Dia 10 de dezembro estaremos inaugurando a Delegacia de Intolerância que é justamente um lugar apropriado, específico, para que pessoas possam buscar informações, não apenas fazer denúncia, que a gente possa mudar essa realidade, das intolerâncias, da falta de empatia. Temos que falar das consequências desses crimes dentro da sociedade.”
Nelson Marchezan, prefeito de Porto Alegre
“Meus sentimentos à família e amigos do João Alberto Freitas. Neste Dia da Consciência Negra, em que deveríamos celebrar o povo negro e refletir sobre igualdade e respeito, infelizmente acordamos com esta notícia lastimável. Não podemos aceitar este tipo de violência.”
Richarlison Andrade, jogador de futebol
“Parece que a gente não tem saída…Nem no dia da Consciência Negra. Aliás, que consciência? Mataram um homem negro espancado na frente das câmeras. Bateram e filmaram. A violência e o ódio perderam de vez o pudor e a vergonha. George Floyd, João Pedro, Evaldo Santos foram em vão?”
Grêmio
“Até quando teremos famílias destruídas e sonhos desfeitos, como os de João e de tantos outros, pela falta de consciência e o desrespeito à vida humana? Discriminação racial não é algo que possa ser relativizado, mas permanentemente combatido! #ChegaDePreconceito #ClubeDeTodos”
Initial plugin text
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.