MPF e prefeitura avaliam atendimento a ribeirinhos do Pantanal atingidos por nuvem de fumaça


Marinha levou aos moradores medicamentos disponibilizados pela Saúde municipal. Nuvem de fumaça faz familias ribeirinhas deixarem suas casas
O Ministério Público Federal (MPF) e a prefeitura de Corumbá avaliam ação para atendimento a ribeirinhos do Pantanal sul-mato-grossense que testemunharam uma nuvem de fumaça atípica, na terça-feira (13).
Segundo a procuradora da República Samara Yasser Dalloul, “o Ministério Público Federal tem organizado junto à Secretaria Municipal de Saúde a realização de teleatendimentos de triagem emergencial para avaliar se existem pessoas que precisam ser removidas de imediato daquela localidade”.
Conforme a prefeitura, a Defesa Civil planeja uma ação efetiva na região, mas, ao menos por enquanto, não há remoção de famílias.
Segundo o Corpo de Bombeiros, não foram recebidos pedidos de remoções por conta da nuvem de fumaça e que esta foi uma situação atípica e pontual.
A prefeitura de Corumbá informou que a Marinha do Brasil esteve nesta semana na localidade da Barra do São Lourenço distribuindo medicamentos disponibilizados pela Saúde municipal. Disse ainda que está sendo finalizado o planejamento do programa Povo das Águas para atendimento aos moradores desta região ainda em outubro.
As equipes que combatiam os incêndios no Pantanal e os moradores de Corumbá, a 444 km de Campo Grande, se assustaram com a “nuvem de poeira gigantesca” formada antes de chover na região.
Pantanal de MS é castigado por incêndios acima da média há 214 dias
Com 2,5 mil focos de incêndio em 14 dias, Pantanal já tem 2º pior outubro da história
Piloto gravou momento em que se deparou com nuvem de poeira em MS
Comandante Sathler/Ibama
Dia virou noite
Segundo o coronel Ângelo Rabelo, presidente do Instituto do Homem Pantaneiro, que estava no local, a cena foi “assustadora”: “O dia escureceu”.
Ele contou que a nuvem escura, misturada ao vento, trouxe muita fuligem das queimadas e dificultou a respiração e a visão de quem estava no local.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”