Mulheres formam a maioria do eleitorado em Blumenau

No dia 15 de novembro mais de 247 mil eleitores irão às urnas em Blumenau. O número de pessoas aptas a votar na cidade é 7,3% maior do que na comparação com a última eleição municipal, em 2016. Na ocasião, 230 mil blumenauenses exerceram o direito ao voto.

Mais de 247 mil eleitores irão às urnas em Blumenau no próximo dia 15 de novembro – Foto: Reprodução / NDTV Blumenau

De acordo com os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), as mulheres compõem a maioria do eleitorado blumenauense. São mais de 129 mil eleitoras aptas à votar neste ano. Os homens somam quase 118 mil eleitores.

Eleitorado Gênero
Infogram

O TSE também divulgou que 14 eleitores votarão usando o nome social no título de eleitor. A opção oferecida para pessoas que não se identificam com o gênero com o qual nasceram foi autorizada pela Justiça Eleitoral no início de 2018.

Faixa etária

Na comparação por idade, a maioria do eleitorado está na faixa etária de 35 a 39 anos. São 27.835 pessoas, oque corresponde a 11,2% do eleitorado em Blumenau.

O número de jovens aptos a votar em Blumenau teve uma queda de quase 41% desde 2016, quando foi realizada a última eleição municipal. Neste ano serão 9.159 jovens entre 16 e 2o anos. Há quatro anos, o número de jovens eleitores chegou a 15.502.

Eleitorado Faixa Etária
Infogram

Eleitores com deficiência

Segundo o TSE, 2.404 eleitores declararam ter algum tipo de deficiência em Blumenau. A principal delas é a dificuldade de locomoção: 1.673 pessoas alegaram serem portadoras deste tipo de deficiência.

A Justiça Eleitoral garante que possui mecanismos para garantir o acesso ao local de votação para todos os eleitores. Quem é portador de alguma deficiência pode solicitar a transferência do local de votação para uma seção que possa atender melhor as necessidades.

Eleitorado Ocupação
Infogram

Estado Civil

A maioria dos eleitores blumenauenses são solteiros, segundo o TSE. O números de pessoas que declararam este estado civil chega a quase
121 mil, o que representa cerca de 49% do eleitorado.

Os casados são aproximadamente 40% dos eleitores, sendo 99.742 pessoas. Na sequência aparecem os divorciados (5,62%), viúvos (2,97%) e separados judicialmente (2,07%).

Eleitorado Estado Civil
Infogram

Grau de escolaridade

Outro dado divulgado pelo TSE corresponde a escolaridade dos eleitores. Neste quesito, o eleitorado blumenauense está bem dividido: 26% concluíram o ensino médio; 22% possui o ensino fundamental incompleto e 19% é graduado no ensino superior.

Copy: Escolaridade
Infogram
Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.