Municípios do Cariri, no sul do Ceará, registram chuva nesta segunda-feira (28)

De acordo com moradores, pelo menos cinco municípios anotaram precipitações. Previsão da Funceme indicava possibilidade de chuvas na região. Agricultor de Várzea Alegre filma chuva no município nesta segunda-feira.
O município de Várzea Alegre, localizado na região do Cariri, no sul do Ceará, registrou 10 milímetros de chuva, de acordo com um posto pluviométrico instalado na localidade de Guaribas, zona rural da cidade. Pelo menos outros quatro municípios — Mauriti, Farias Brito, Juazeiro do Norte e Brejo Santo — também anotaram precipitações nesta segunda-feira (28), de acordo com moradores.
O agricultor João Frutuoso, morador de Várzea Alegre, é voluntário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e possui um pluviômetro em casa. No equipamento do morador, foram registrados os milímetros da chuva que ele considerou “fina, mas demorada”.
As precipitações da noite desta segunda-feira devem aparecer no próximo Calendário de Chuvas da Funceme, desta terça-feira (29), porque o órgão monitora as chuvas entre 7h da manhã de um dia e 7h da manhã do outro.
A Funceme já havia apontado a possibilidade de chuvas passageiras e com intensidade variada, durante o fim de setembro, em determinadas áreas do Ceará. Cariri, Sertão Central e Inhamuns foram as principais regiões apontadas com cenário favorável para precipitações nesta segunda-feira. “Isto se dá pela aproximação de áreas de instabilidade a leste da região Nordeste”, explicou o órgão estadual.
Previsão do tempo
Para esta terça-feira (29), a Funceme aponta que a tendência é que “o dia comece, novamente, com chuvas rápidas entre as macrorregiões dos litorais de Fortaleza e Pecém, além do Sertão Central e Inhamuns”.
Já para a próxima quarta-feira (30), a previsão do órgão é de “céu entre parcialmente nublado e claro na faixa litorânea pela manhã; e, ao longo do dia, predomínio de céu claro”.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”