Na 700ª edição do quadro De Olho nas Compras, Dori Boucault explica termos do Código de Defesa do Consumidor


Quadro estreou no Diário TV 1ª Edição em 2007. Uma vez por semana especialista em direitos do consumidor analisa casos e tira dúvidas de consumidores. De Olho nas Compras: Quadro completa 700 exibições na TV Diário
O quadro De Olho nas Compras, com o especialista em direito do consumidor Dori Boucault, completou 700 exibições no Diário TV 1ª Edição nesta terça-feira (29). O quadro estreou em 2007 para tratar de questões no relacionamento entre consumidores e fornecedores.
Até a década de 90, esses assuntos eram discutidos com base no Código Civil, que se mostrava insuficiente. Foi então que foi criado o Código de Defesa do Consumidor, que completou neste mês 22 anos.
Para celebrar a data, o especialista explicou nesta terça-feira (29) diversos termos que são usados quando há problemas no relacionamento entre consumidores e fornecedores de produtos ou serviços e que integram o Código de Defesa do Consumidor.
Acidente de consumo
Segundo Boucault, é quando um produto é inadequado. “Eu tenho uma lata que tem uma argola, e eu coloco o dedo para puxar e me corto, se é inadequada ou afiada então é um acidente de consumo, que é responsabilidade da empresa”, explica.
De Olho nas Compras completa 700 exibições no Diário TV 1ª Edição nesta terça-feira (29).
Reprodução/TV Diário
Cláusula abusiva
Quando uma cláusula é exagerada e desequilibra o contrato, protegendo quem oferece o produto ou serviço, e não os clientes.
Hipossuficiência
De acordo com o especialista, ocorre quando a pessoa tem pouca proteção e conhecimento.
Inversão do ônus
Quando o cliente tem que provar uma ação que deveria ser investigada pela empresa. “Eu não fiz meu saque no caixa do banco e aparece um desconto na conta. Não sou eu que devo mostrar que não estava lá, mas sim o banco por meio das câmeras”, explica.
Decadência
Quando o cliente possui um direito, não utiliza e decai.
Histórias e perguntas envolvendo consumo podem ser enviadas ao quadro De Olho nas Compras por meio do aplicativo VC no G1.
Assista mais matérias
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”