O Assunto #299: Evasão escolar, doença crônica agravada na pandemia


Milhões de jovens brasileiros estão atrasados ou não concluíram os estudos, e a paralisação das aulas presenciais imposta pela Covid-19 deve agravar a situação. O que pode ser feito? Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
No Brasil, dos quase 50 milhões de jovens entre 14 e 29 anos, mais de 20% não completaram alguma das etapas da educação básica. Entre 15 e 17 anos, 30% não estão matriculados no ensino médio. O abandono escolar é realidade, sobretudo para os mais pobres e para a população negra. E especialistas avaliam que a situação deve piorar, e muito, com a paralisação das aulas presenciais imposta pela Covid-19. Como remédio paliativo, o Conselho Nacional de Educação recomendou a junção dos anos letivos 2020/2021 e a aprovação automática universal. O que mais pode ser feito? Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Ítalo Dutra, chefe da área de Educação do Unicef, para responder a essa pergunta. Ele destrincha os detalhes do quadro histórico da evasão escolar brasileira, explica por que a pandemia compromete tanto a continuidade dos estudos, lista quais são os grupos mais vulneráveis a esta situação e aponta medidas que podem mitigar o problema.
O que você precisa saber:
IBGE mede o problema nacional da evasão escolar
Aprovação automática em 2020 é necessária para reduzir evasão escolar, diz especialista
Rede estadual de ensino do RJ terá aprovação automática em 2020
CNE aprova juntar anos letivos de 2020 e 2021 e ensino remoto até fim do ano que vem
‘Sem wi-fi’: pandemia cria novo símbolo de desigualdade na educação
Projeto Não Desista do seu Futuro alerta para índices de evasão escolar no Brasil após a pandemia
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Renata Bitar, Vitor Muniz e Danniel Costa. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”