O empreendedor é um cientista

Qualquer que seja a decisão que você esteja tomando em seu negócio, é melhor que ela seja respaldada por dados

Não existe uma fórmula, um caminho traçado, que você aplique e funcione perfeitamente no seu negócio. Eu não acredito em fórmula mágica, em receita de bolo. Essas coisas não existem. Mas há uma pedra fundamental para você alcançar o sucesso: a capacidade de analisar dados, de pensar seu negócio como um cientista. Sem agir assim, analisando friamente seus indicadores e tomando um plano de ação de acordo com o que eles te mostram, você pode estar se auto sabotando.

Uma coisa que você precisa entender é que os dados são a parte mais importante de nossas vidas, com um impacto muito grande no nosso dia a dia. Você precisa ser capaz de usá-los, por exemplo, para progredir nos estudos, realizar seu trabalho ou comprar uma casa. Além de ser a raiz do conhecimento, sem os dados não haveria como interpretar nada no mundo e não existiria pesquisa científica, medicina, entre outras coisas. Consequentemente, o processo de tomada de decisão seria muito mais caótico.

É o que acontece quando você vai a um médico ruim e ele tenta adivinhar qual é o seu quadro. O resultado muitas vezes pode ser a indicação de um tratamento equivocado. Já o bom profissional vai te pedir exames e analisar os resultados para determinar qual é o recurso terapêutico indicado para a sua condição.

Mas o que deve ser medido em um negócio? Uma coisa que todas as empresas têm em comum são os clientes, portanto você pode usar as informações compartilhadas por eles para analisar o comportamento deles e descobrir oportunidades e problemas em seus processos. Dados também podem ser úteis para reduzir seus custos, monitorar quão produtivos são seus funcionários e otimizar a sua operação. Com estes indicativos em mãos, você deixa de ser apenas uma pessoa com opinião e passa a ser alguém com possibilidades.

Como usar dados em sua empresa

Qualquer que seja a decisão que você esteja tomando em seu negócio, é melhor que ela seja respaldada por dados. E as informações que você realmente precisa dependem do seu negócio em particular e dos desafios atrelados à organização. Estes indicativos podem estar relacionados a vendas, contabilidade, marketing, operação e produtividade.

A análise de dados abriu as portas para as empresas tomarem decisões baseadas em um nível de compreensão que não era possível antes, com a capacidade de relacionar o passado com o presente para prever e direcionar o futuro. Por conta disso, se você está tentando melhorar algo em seu negócio, é preciso definitivamente estabelecer uma métrica para medir, monitorar e certificar-se de que suas ações sigam na direção desejada.

Compreender melhor o seu negócio através dos indicativos existentes não ajuda apenas a obter bons resultados, mas também contribui para definir o que são esses bons resultados. Afinal, o que é um bom desempenho em seu negócio talvez não seja uma boa performance em um outro negócio cujo mercado é significativamente mais aquecido. Ou talvez você nem perceba se a empresa possa estar se tornando mais ou menos eficiente, se não medir direito.

Por esse motivo, medir corretamente é essencial. É fácil analisar as informações e ficar deslumbrado com métricas de vaidade, aquelas que não representam muita coisa, mas massageiam o ego do gestor. Sem as métricas corretas, muitas empresas realmente se envolvem com números superficiais pensando que eles representam de verdade os objetivos de suas empresas.

O acesso aos dados, com o uso da tecnologia para processá-los e a experiência para compreender as informações, permite que as empresas estabeleçam metas alcançáveis que contribuam com sua estratégia, ao invés de apenas fazer os gestores se sentirem bem no momento. É parte do trabalho quase científico do gestor poder analisar as informações corretos, que dialoguem com os objetivos da empresa.

Ignorar esses números essenciais para os negócios pode e irá expor as empresas a riscos indesejados e desnecessários, que poderiam ter sido melhor calculados e remediados antes de se tornarem uma ameaça. Como fundador de algumas empresas, eu posso te dizer que a tomada de decisão baseada em dados influencia muito o sucesso contínuo dos negócios, além de ser um fator decisivo para apoiar a possibilidade de inovar e dar alguns passos à frente no mercado.

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.