O plano de governo de Amazonino e David para a eleição para prefeito em Manaus


Candidatos à Prefeitura de Manaus que estão no segundo turno das Eleições 2020 têm propostas para mobilidade urbana, educação, saúde, cultura, entre outros. O G1 resume os principais pontos das propostas de governo de Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante), candidatos à Prefeitura de Manaus que estão no segundo turno das Eleições 2020. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):
Amazonino Mendes (PODEMOS)
Candidato à prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (Podemos), está no segundo turno das Eleições 2020.
Leandro Guedes/Rede Amazônica
Número de páginas: 7
Mobilidade Urbana: o candidato promete aplicar tecnologias de sincronização de semáforos e câmaras inteligentes; reestruturar rotas do transporte coletivo, além de ampliar e modernizar a frota; ampliar áreas de ciclovias; implantar programa para recuperação de calçadas; e aperfeiçoar o sistema de ordenamento de estacionamento no Centro.
Saúde: Amazonino promete ampliar cobertura da atenção básica, incluindo oferta de novos laboratórios para exames; reativar e ampliar serviços itinerantes de saúde; implantar Programa de Consultório de Rua; ampliar Programa Leite do Meu Filho; implantar novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); reestruturar Centro de Zoonoses para funcionar como Hospital Municipal Veterinário.
Educação: Amazonino promete criar o Programa Bolsa Infantil; promover treinamento para professores e gestores em técnicas de EaD; implantar Programa Saúde na Escola, com acompanhamento da caderneta de vacinação e oferta de serviços de saúde bucal e ocular; criar Programa Escola Segura, em cumprimento a protocolos sanitários.
Segurança: Amazonino promete reestruturar a guarda municipal; expandir rede de iluminação pública nos bairros; implantar o Programa Ronda Comunitária Municipal; instalar câmeras de segurança nas paradas e nos ônibus.
Desenvolvimento social: Amazonino diz que irá retomar o Programa Direito à Vida; incrementar ajuda financeira para minimizar pobreza e aumentar circulação monetária; criar ação específica para resgate de famílias em situação de rua; ampliar o Programa de Habitação para famílias de baixa renda; ampliar a rede de atendimento e apoio social ao idoso; ampliar o cadastro de famílias beneficiadas com tarifa social de água e energia; fortalecer a rede de cuidados a Pessoa com Deficiência.
Emprego: Amazonino promete fortalecer articulação em defesa do modelo Zona Franca de Manaus; reativar Banco da Gente, com linhas de crédito para empreendedores; revitalizar feiras e mercados; criar projetos com foco no primeiro emprego; incentivar a realização de grandes eventos e feiras internacionais; gerar trabalho e renda para povos indígenas.
Meio ambiente: Amazonino promete executar ações de revitalização dos principais igarapés de Manaus; ampliar rede de coleta e tratamento de esgoto; adotar manejo adequado de resíduos sólidos com um novo aterro sanitário; implantar programa de arborização e paisagismo nos espaços públicos; expandir e tornar eficiente a coleta seletiva de resíduos; desburocratizar e simplificar os processos de licenciamento ambiental.
Cultura: Amazonino afirma que irá promover o Festival de Municipal de Música e de Dança, para estimular talentos artísticos locais; criar o projeto Arte Itinerante; revitalizar parques municipais; implementar Lei Municipal de Incentivo à Cultura; manter e ampliar ações culturais, como festivais juninos, Boi Manaus, Paço a Passo, Virada Cultural e outros.
David Almeida (Avante)
David Almeida (Avante) celebra ida para o segundo turno
Patrick Marques/G1
Número de páginas: 68
Mobilidade Urbana: David promete ampliar e recuperar a malha viária de Manaus e a integração com a zona rural; organizar os estacionamentos públicos e privados; estudos para adoção de mão única em vias urbanas; integrar a Av. das Torres com o Distrito Industrial; construção do viaduto da Rotatória do Produtor; construção da rede cicloviária de Manaus; instalação de bicicletários e paraciclos.
Saúde: David promete ampliar a cobertura da atenção básica para 75%; investir em ações de saúde nos bairros, nas escolas, mercados e espaços comunitários; realizar piloto do programa “academia da saúde”, com práticas esportivas nos centros comunitários e espaços públicos; integrar toda a rede municipal de saúde, incluindo a oferta na rede privada contratada; implantar a clínica de atendimento à mulher, a unidade móvel de saúde do homem e centrais de dispensação de medicamentos; ampliar número de CAPS.
Educação: David promete aumentar em, no mínimo, 50% as vagas para crianças de 0 a 5 anos em creches e pré-escolas; implementar o Programa de Valorização dos Profissionais da Educação; Aderir ao programa nacional das escolas cívico-militares para estudantes do ensino fundamental II; promover a saúde na escola, com oferta de exames; implantar projeto Educação 4.0, com oferta de bolsas de iniciação científica e premiação; implementar programa permanente de reforma nas escolas.
Segurança: O candidato promete integrar a guarda municipal ao sistema de segurança pública de Manaus; com a PM, montar rotas de patrulhamento nas áreas em que ficam localizadas as escolas; aumentar a presença da guarda municipal; desenvolver cadastro de infratores com crimes praticados.
Desenvolvimento social: David promete reorganizar os benefícios socioassistenciais à luz da LOAS; implantar o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência e idosos; reativar o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; redesenhar o programa de erradicação do trabalho infantil; firmar parcerias com a sociedade civil para implantar/ampliar serviço de acolhimento em família acolhedora, serviço de acolhimento para adultos em situação de rua e serviço de acolhimento para crianças e adolescentes.
Emprego: David promete diversificar a matriz de produtos de exportação de Manaus; criar o Núcleo de Apoio às Exportações de Produtos Regionais e Característicos da Amazônia; implantar o Portal Manaus de Dados Abertos com a perspectiva de geração de novos negócios; criar o programa de qualificação dos jovens profissionais em técnicas como programação, robótica colaborativa e análise de dados.
Meio ambiente: David afirma que irá implantar o IPTU verde como mecanismo de incentivo ao plantio de árvores pela população, à coleta seletiva de resíduos sólidos, à reciclagem e ao reaproveitamento; criar o selo “Amigos da Natureza” para premiar iniciativas ambientais dos bairros; desenvolver projetos de urbanização com ênfase nas áreas ambientais preservadas e arborização; Manaus constar da lista dos dez municípios mais arborizados do Brasil.
Cultura: David promete implantar oficinas de arte em comunidades carentes e busca de novos talentos; promover a divulgação dos espaços culturais; transformar as escolas em espaços culturais para as comunidades aos finais de semana; implantar o Projeto “Cultura Digital”.
VÍDEOS: mais assistidos do G1 AM nos últimos 7 dias
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.