O que dizem os programas de governo dos candidatos à Prefeitura de Poços de Caldas, MG


Entre as propostas, há metas para áreas como saúde, educação e cultura. O G1 resume os principais pontos das propostas de governo dos sete candidatos à Prefeitura de Poços de Caldas (MG) nas eleições de 2020. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):
Dr. Eloísio (PSB)
PSB oficializou a candidatura de Eloisio do Carmo Lourenço à Prefeitura de Poços de Caldas (MG)
Arquivo/EPTV
Número de páginas: 22
Resumo: O plano de governo do candidato promete aplicar quantro passos para Poços de Caldas “voltar a crescer”. Esses pilares abrangem propostas nas áreas econômica e de geração de empregos, turismo, saúde, educação, cultura, segurança pública, esporte, meio ambiente, transporte público, entre outras áreas. Há também propostas voltadas para a melhoria da qualidade de vida das mulheres e para os idosos.
Entre as propostas, Dr. Eloísio propõe “retomar e ampliar” os mecanismos de busca ativa por novas indústrias para o município; criar o Polo Tecnólógico de Poços de Caldas, apróximando indústrias e instituições de ensino locais; desenvolver o Plano Diretor do Turismo, para orientar as ações do setor, com a participação do trade turístico local e modernizar o sistema de prontuário eletrônico na rede municipal de saúde para um atendimento mais eficiente nas unidades de saúde, entre outras.
(Veja o plano completo de Dr. Eloísio aqui)
Eduardo Junqueira Dias (PDT)
PDT oficializa candidatura de Eduardo Junqueira Dias à Prefeitura de Poços de Caldas
Luciano Santos / Mantiqueira
Número de páginas: 30
Resumo: O plano de governo do candidato se apoia em três eixos principais: administração sustentável, bem-estar social como prioridade e desenvolvimento e governança em rede. O programa propõe uma “gestão inovadora e transformadora para resgatar o protagonismo da cidade e garantir o bem-estar e a felicidade do poços-caldense.
Entre as propostas, Eduardo Junqueira Dias propõe reorganizar a atenção básica na saúde, fortalecendo equipes e atividades das unidades; elaborar um Plano de Desenvolvimento Municipal do Turismo, com foco no desenvolvimento da atividade a longo prazo; criar o projeto “Cantinho Nosso”, em conjunto com a Secretaria de Educação, para promover apresentações de grupos populares e encaminhar para a câmara o projeto de um novo Plano Diretor, entre outras.
(Veja o plano completo de Eduardo Junqueira aqui)
Ercules Tassinari (PTB)
PTB oficializa candidatura de Ércules Berlini Tassinari à Prefeitura de Poços de Caldas (MG)
Arquivo/EPTV
Número de páginas: 2
Resumo: O plano de governo do candidato é dividido em propostas para as áreas de saúde, educação, habitação, turismo, esporte, geração de emprego e renda, segurança pública e meio ambiente.
Entre as propostas, Ercules Tassinari propõe implantar o Hospital da Mulher, com serviços de ultrassonografia, mamografia, assistência ao pré-natal e pós-parto; reativar o Plano Municipal de Habitação, com a doação de lotes; promover convênio com empresas locais visando a contratação de recém-formados e a reestruturação da Guarda Municipal, entre outras.
(Veja o plano completo de Ercules Tassinari aqui)
Geraldo Laier (Podemos)
Podemos oficializa candidatura de Geraldo Laier à Prefeitura de Poços de Caldas
Arquivo / Cedoc EPTV
Número de páginas: 8
Resumo: O plano do candidato foca em três prioridades – emprego, educação e saúde. O programa destaca um cenário de desemprego em Poços de Caldas e planeja a criação de uma agência municipal de fomento para atrais novos investimentos. O candidato coloca como meta a criação de 7 mil novos postos de trabalho em quatro anos.
Entre as demais propostas, estão a construção de moradias; conclusão do plano de mobilidade urbana e solucionar a questão da concessão do transporte público; reduzir o tempo nas consultas de especialidades na área da Saúde e a criação da Autarquia Municipal de Turismo.
No caso de Geraldo Laier, o texto foi feito com base em documento fornecido pelo candidato, pois o documento disponibilizado na Justiça Eleitoral estava incompleto, até a última atualização desta reportagem. A Justiça Eleitoral afirmou que pode ter ocorrido alguma instabilidade no sistema.
(Veja o plano completo de Geraldo Laier aqui)
Geraldo Thadeu (Republicanos)
Republicanos oficializa candidatura de Geraldo Thadeu à Prefeitura de Poços de Caldas (MG)
Arquivo/MDB
Número de páginas: 16
Resumo: O plano de governo do candidato é dividido em três pilares que vão nortear as ações administrativas. São eles a “recuperação financeira e equilíbrio orçamentário”, a “reestruturação administrativa” e a “retomada do desenvolvimento”.
Entre as propostas, Geraldo Thadeu propõe aprimorar o acesso e a gestão da saúde pública; incrementar o Programa Jovem Aprendiz visando diminuir o índice de desemprego dos jovens; incentivar a criação e funcionamento do Fundo Municipal de Defesa e Proteção Animal e promover maior integração entre a Guarda Municipal e as polícias Militar e Civil, entre outras.
(Veja o plano completo de Geraldo Thadeu aqui)
João Alexandre (Solidariedade)
Solidariedade oficializa João Alexandre como candidato a prefeito em Poços de Caldas (MG)
Reprodução / Cedoc EPTV
Número de páginas: 8
Resumo: O plano de governo do candidato é dividido em sete eixos que contêm 77 propostas. O eixo 1 diz respeito aos planos relacionados à administração pública e o 2 tem propostas para Educação, Juventude, Família e Qualificação. O eixo 3 possui planos para as áreas de Cultura, Cidade das Artes e Economia Criativa, enquanto o 4 enumera ações para o Turismo como negócio e geração de trabalho. Os eixos 5, 6 e 7 têm propostas relacionadas para a Saúde, que visam Poços como uma cidade para todos e ações para Trabalho, Emprego e Renda (TER).
Entre as propostas, João Alexandre se compromete a reduzir 70% de cargos comissionados (cargos de confiança), aproveitar e valorizar servidores públicos competentes e eficientes na ocupação de cargos comissionados reduzindo custos da máquina pública e propor um fundo micro-regional de financiamento para Santa Casa e Santa Lúcia visando alocar recursos de municípios vizinhos que usam nossos hospitais e devem colaborar para a prestação de serviços contribuindo mensalmente para o fundo microrregional.
(Veja o plano completo de João Alexandre aqui)
Professor Flávio (Rede)
Rede Sustentabilidade oficializa Flávio Henrique Faria como candidato à Prefeitura de Poços de Caldas
Arquivo / Cedoc EPTV
Número de páginas: 48
Resumo: O plano de governo do candidato, conforme o documento, é fundamentado na prática efetiva da democracia para uma gestão participativa, transparente, pautada pelos direitos humanos, valorização dos diferentes segmentos sociais, sustentabilidade, proteção ao meio ambiente, desenvolvimento econômico integrado e sustentável, uso racional dos recursos públicos com prioridade às políticas de inclusão socioeconômica, geração de trabalho e renda, segurança e bem-estar a partir das políticas urbanas que garantam qualidade de vida a todos os cidadãos e cidadãs.
Entre as propostas de Professor Flávio estão a realização de coleta de exames laboratoriais em todos os Postos de Saúde e entrega dos respectivos resultados na própria Unidade; criar instâncias para integração escola-família-sociedade; Valorização da cultura popular e local nas suas manifestações nos bairros, zona rural e comunidades diversas por meio de políticas de incentivo. Apoio à criação de centros culturais comunitários nos bairros; Otimizar a coleta seletiva de resíduos sólidos, inclusive na área rural, tendo como objetivo transversal a redução de lixo reciclável encaminhado para o aterro de Poços de Caldas; Buscar junto aos governos estadual e federal ações para viabilizar a retomada do trem turístico com a construção da estrutura da via permanente partindo da Estação Ferroviária e seguindo pelo antigo leito da Mogiana até a represa.
(Veja o plano completo de Professor Flávio aqui)
Sérgio Azevedo (PSDB)
PSDB oficializou a candidatura de Sérgio Azevedo à Prefeitura de Poços de Caldas (MG)
Arquivo/EPTV
Número de páginas: 28
Resumo: O plano de governo do candidato foi elaborado, de acordo com o projeto, para dar continuidade aos trabalhos iniciados em 2017. Conforme pontua no plano, o candidato se diz confiante que, a partir de 2021, com melhores condições tanto na cidade como também no Estado e no País, fazer ainda melhor e aos poucos preparar a prefeitura para ter capacidade de atender as demandas da população.
Entre as propostas de Sérgio Azevedo estão as de expandir os cursos de qualificação aos servidores, oferecidos pela Autarquia Municipal de Ensino, através da Escola de Qualificação e Capacitação dos Servidores; buscar a implantação de uma nova escola na Zona Leste, tendo em vista o crescimento daquela região, substituindo a Escola Municipal Irmão José Gregório, e implantando uma Escola Modelo, com previsão de Período Integral; implantar a entrega do medicamento em casa para os pacientes restritos ao lar, acamados, idosos e com dificuldades de locomoção; melhorar e intensificar a coleta seletiva, valorizando e colaborando com as cooperativas de catadores para terem melhores condições de trabalho.
(Veja o plano completo de Sérgio Azevedo aqui)
Yula Merola (Cidadania)
Cidadania oficializa candidatura de Yula Merola à Prefeitura de Poços de Caldas, MG
Arquivo / Cedoc EPTV
Número de páginas: 16
Resumo: O plano de governo da candidata foi desenvolvido com a contribuição de especialistas, pesquisadores, cientistas e cidadãos, sendo dividido em quatro objetivos: cuidar das pessoas, cuidar da cidade, cuidar da gestão pública e cuidar do futuro. De acordo com o documento, o plano, em razão desta participação, contempla as premissas de um ideário plausível, plural e essencialmente comprometido com os anseios da população. Conforme o documento, trata-se da construção de um novo olhar sobre a administração municipal, uma perspectiva contemporânea capaz de produzir políticas públicas que efetivamente promovam desenvolvimento social.
Entre as proposta de Yula Merola estão as de instituir comitê multidisciplinar, com representantes de todos os segmentos, para enfrentamento à pandemia, atuando de maneira coordenada para prevenção, planejamento, monitoração e execução de ações que assegurem a saúde da população sem comprometer o desenvolvimento econômico da cidade; aprovar o novo Plano Diretor, justo, participativo e direcionado ao interesse coletivo ainda no primeiro ano de mandato; reequilibrar as finanças municipais desde o primeiro dia de mandato para recuperar a credibilidade e a capacidade de pagamento, obtendo a Certidão Negativa e renegociando todos os débitos, honrando a boa gestão fiscal que a cidade sempre teve e que deixou de ter; ampliar a escola em tempo integral envolvendo o conteúdo curricular básico e outras atividades, como reforço escolar, ensino profissionalizante, esporte e cultura.
(Veja o plano completo de Yula Merola aqui)
Veja mais notícias da região no G1 Sul de Minas
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.