Onda de calor mantém temperatura alta pelo país


Termômetros podem marcar até 43ºC em algumas regiões. Pico acontece entre quarta (30) e sexta-feira (2). Termômetro registra 35ºC na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (27)
Fábio Vieira/Fotorua via Estadão Conteúdo
A onda de calor que atingiu o Brasil no fim de semana deve continuar pelos próximos dias. Segundo alerta do ClimaTempo, algumas regiões podem atingir ou se aproximar dos 43ºC, com o pico do calor acontecendo entre quarta (30) e sexta-feira (2).
O alerta vale para todos os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Pará, e Tocantins na região Norte, e de Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia no Nordeste.
Uma frente fria vinda do sul, associada a um ciclone extratropical, causa chuva no norte do Rio Grande do Sul, leste e Santa Catarina e parte de São Paulo e diminui um pouco a temperatura nesta segunda-feira (28).
Após também ser responsável por ventos de até 80km/h no Rio de Janeiro e chuva de granizo no Paraná, a frente fria segue pelo oceano, fazendo com que o calor aumente no pais durante a semana.
Calor predomina em boa parte do país nesta segunda-feira
São Paulo
Nesta segunda-feira (28), a passagem da frente fria vinda do sul do país pode provocar pancadas de chuva e traz alívio nos termômetros em São Paulo. A partir de quarta-feira, no entanto, o calor volta e pode bater recorde na capital paulista, com máximas previstas para 37ºC na quinta (1º) e sexta-feira (2).
Como a cidade é “uma ilha de calor urbano”, com muito concreto e poucas árvores, a temperatura pode ser ainda mais alta e até superar a casa dos 40ºC em alguns bairros.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, a segunda-feira ainda segue com predomínio de sol e calor. Podem ocorrer pancadas de chuva no período da noite nas áreas mais ao sul do estado, com rajadas de vento que podem chegar aos 70km/h.
Na terça-feira, o calor na cidade deve diminuir um pouco e ficar abaixo dos 30ºC. A partir de quarta, a temperatura aumenta novamente com previsão é de 35ºC na quarta, 38ºC na quinta e 39ºC na sexta-feira.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.