Os vencedores e derrotados nas eleições em Santa Catarina

O novo mapa político de Santa Catarina, após as eleições de 15 de novembro, revela quais os partidos que ganharam musculatura, os mais fragilizados e os que podem melhorar no segundo turno. A conferir:

1. MDB, PSD, PP e PSDB seguem como os principais partidos do Estado. O PP manteve a força numérica de 2016, mas perdeu relevância nos principais centros. Os 4 partidos seguem concentrando quase 80% dos municípios catarinenses.

Cenário eleitoral do Estado por partido – Foto: Rogério Moreira Jr/ND

2. O PSD aparece como destaque por ter apostado nas eleições das maiores cidades. Elegeu prefeitos de Chapecó, São José, Lages, Palhoça e Rio do Sul, entre as 20 principais. Disputa agora em Joinville.

3. O PSDB viabilizou a conquista de 7 das 9 cidades que administra entre os 50 maiores colégios eleitorais. E concorre com candidatos a vice-prefeitos em Joinville e Blumenau.

4. O DEM ganhou visibilidade estadual com a eleição de Gean Loureiro em Florianópolis. Está disputando em Blumenau.

5. O Podemos, que nem existia em 2016, marca presença com dois municípios. E tem chance de sair forte, se vencer em Blumenau.

6. O PL passou de 12 para 28 prefeitos é sétima força em termos de população abrangida, mas sem comandar grandes polos.

7. O PSL, que não tinha nenhum prefeito, vai administrar 13 municípios, embora sem força nas grandes cidades.

8. O PT, que em 2016 ainda tinha 20 prefeitos, caiu para apenas 11, todos municípios pequenos.

9. Um dos maiores derrotados foi o PSB, que despencou de 10 prefeituras para apenas um, em Imbituba, que era do PT.

10. O PDT continuou com 3 municípios, mas menores; o PTB tinha um prefeito e ficou sem nenhum; o PSC nada tinha e ficará com um; o Cidadania continuará com um; o Republicanos nada tinha e elegeu dois; e o Patriota que também não tinha prefeito, terá um.

12. O Novo é o único partido que ainda pode entrar neste quadro, caso conquiste a prefeitura de Joinville.

12. PCdoB, Psol, Avante, Solidariedade, Pros, DC, PRTB, PV, PHS, PTC,. PRP e Rede não elegeram nenhum prefeito em Santa Catarina.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.