Outubro começa com previsão de chuva, queda de granizo e ventania no RS


Região Metropolitana de Porto Alegre registrou altos acumulados de chuva nesta quarta-feira (30). Em Sapucaia do Sul, Defesa Civil investiga se muro de residência caiu devido ao temporal. Chuva provoca estragos em Sapucaia do Sul
O primeiro dia de outubro deve ser chuvoso no RS, segundo a Somar Meteorologia. Nesta quarta-feira (30), a Região Metropolitana de Porto Alegre registrou altos volumes de chuva. Segue o alerta para tempestade, granizo e ventania para as regiões Sul e Campanha, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Imagem de raios registrada em Taquarta, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Observatório Heller & Jung/Reprodução
Isso ocorre, segundo a Somar, devido a uma frente fria, que avança em alto mar e causa a chuva associada à umidade que vem da Amazônia, além de instabilidades no alto da atmosfera e um sistema de baixa pressão no norte da Argentina.
Apesar da chuva, as temperaturas ainda seguem altas, lembra a Somar, especialmente no noroeste gaúcho.
Inmet aponta risco de chuva intensa, granizo e ventania para a quinta-feira (1º)
Reprodução/INMET
Chuva forte na Região Metropolitana de Porto Alegre
Sapucaia do Sul registrou o maior acumulado na manhã desta quarta, com 72,58 mm, de acordo com a Somar. Um muro de uma residência caiu, atingindo um carro e causando a interdição em duas casas. A Defesa Civil da cidade investiga se a queda teve relação com a chuva.
“Eu estava dormindo e acordei com um forte estrondo. Até me assustei, achei que era um raio. E ao abrir a janela do meu quarto me deparei com essa cena assustadora”, diz o morador da residência Maiquel Luciano Gonçalves. Ele e a mãe precisaram ir para a casa de familiares.
Já no interior, houve registro de granizo. Moradores registraram o fenômeno em Dom Pedrito e Rio Grande.
Confira as cidades com maiores acumulados nesta quarta
72,58 mm em Sapucaia do Sul
69,2 mm em Gravataí
43,34 mm em Nova Santa Rita
42,6 mm em Candelária
40,2 mm em Taquari
38,2 mm em Ivorá
34,2 mm em Canoas
31,4 mm em Lagoa Bonita do Sul
31,0 mm em Venâncio Aires
28,0 mm em Montenegro
Como será o tempo em outubro?
Segundo a Somar, outubro deve ser de chuva dentro da média no RS, com destaque para a região da Campanha, que pode ter maior acumulado. A Somar salienta que a chuva dentro da média não significa chuva regular, ou seja, pode haver muitas precipitações em poucos períodos do mês, alcançando as médias.
A temperatura deve ficar dentro da média também, com alguns dias variando entre quente e ameno. As ondas de frio não devem ser intensas.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”