Para atrair leitores, projeto pendura livros em árvores nos bairros de Maceió


Atividade faz parte do projeto ‘Educa em Ação’, que tem como objetivo criar bibliotecas ao ar livre. Em Maceió, projeto incentiva o hábito da leitura
Por meio do projeto ‘Educa em Ação’ é possível colher livros que ficam pendurados em árvores de alguns bairros de Maceió. A atividade tem como objetivo criar bibliotecas ao ar livre e incentivar o hábito da leitura durante a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Devido ao isolamento social, intervenções literárias e contações de histórias que eram realizadas pelo projeto foram interrompidas. Mas para que o hábito da leitura continue sendo disseminado, a alternativa encontrada foi deixar os livros espalhados por vários bairros da capital.
Segundo a professora Rosely Frazão, uma das idealizadoras do projeto, seu público-alvo sempre foi as crianças. No entanto, para que pessoas de outras faixas etárias também sejam atraídas, ela está aceitando doações de livros de romance, ficção, poesia e outros gêneros que possam interessar.
“Nós fazemos campanhas, então entramos em contato com algumas pessoas, inclusive com autores, e recebemos livros já usados e novos também. Nós procuramos as árvores que ficam em praças públicas, perto do ponto de ônibus e parquinhos, porque sempre tem transeuntes que vão acessar os livros. A gente dependura, fica aguardando para que não levem chuva e para não perdermos os exemplares. Quando percebemos que eles são acolhidos, nós vamos embora para outra praça”, informou a professora.
O Educa em Ação nasceu em 2018, em um projeto de extensão da faculdade, quando a professora Rosely Frazão ainda era estudante e, junto com outras colegas de classe, buscou uma alternativa para inserir crianças no universo da leitura desde a primeira idade.
Desde que os livros foram pendurados nas árvores, cerca de 80 exemplares já foram distribuídos por bairros como Trapiche, Pontal da Barra, e nos conjuntos Salvador Lyra e Dubeaux Leão.
Quer doar livros para o projeto?
Os interessados em doar livros de qualquer gênero podem entrar em contato através do WhatsApp: (82) 9637-6075.
Livros são penduraos em ávores nos bairros de Maceió
Reprodução/TV Gazeta
Projete em Maceió recebe doações de livros
Reprodução/TV Gazeta
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.