Paraná registra 16 denúncias de maus-tratos a animais por dia


Média considera 3.947 ligações para o Disque Denúncia 181 entre janeiro e agosto de 2020. MP pediu capacitação de funcionários públicos para atendimento dos casos. Polícia recebe, em média, 16 denúncias de maus tratos a animais por dia no Paraná
O Paraná registrou, em média, 16 denúncias por maus-tratos a animais por dia entre janeiro e agosto deste ano pelo telefone 181, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR). Foram 3.947 registros no Disque Denúncia no período.
Diante dessa situação, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) fez um pedido ao Instituto Água e Terra (IAT) para realizar cursos de capacitação voltados aos profissionais de prefeituras e órgãos públicos para atender casos de maus-tratos.
Após ser abandonada em estrada rural, cachorra corre atrás de carro dos donos, em Cascavel; VÍDEO
Atualmente, 350 pessoas estão participando de um curso online para desenvolver a proteção desses animais. As aulas por vídeo vão até dezembro deste ano.
Os funcionários públicos vão aprender sobre o registro de denúncias, o atendimento aos casos e a legislação, que mudou recentemente aumentando a pena para casos de maus-tratos contra cães e gatos.
Agora, a lei prevê condenação de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.
Protetora de ONG afirma que a população, em geral, não sabe como denunciar casos de maus-tratos
RPC/Reprodução
“Esse curso tem uma grande importância para gente aprender a lidar quando aparece esses casos e até entender que tipo de maus-tratos, porque existem muitos. A gente precisa aprender a olhar, dizer o que é e como resolver”, afirmou a bióloga e aluna do curso Hérica Rosário.
A protetora Mariane Mazzon, da ONG SOS Cães e Gatos, conta que em geral as pessoas não sabem como fazer a denúncia e acabam procurando diretamente as entidades.
“A gente que acaba fiscalizando a denúncia, recolhendo o animal e encaminhando para tratamento. [O curso] ajuda muito diminuindo nosso trabalho”, explicou.
Assista aos vídeos da série Bem Bicho
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.