Paraná tem saldo positivo na geração de empregos formais pelo 4º mês seguido, diz Caged


Com a criação de 19,7 mil postos de trabalho em setembro, saldo de empregos em 2020 volta a ser positivo no estado. Indústria teve o melhor resultado na geração de empregos no Paraná em setembro
Volkswagen/Divulgação
O Paraná registrou, em setembro, o quatro mês seguido com saldo positivo na criação de empregos, de acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, na quinta-feira (29).
Segundo as estatísticas, foram criados 19,7 mil postos de trabalho no estado em setembro.
Com o quarto resultado positivo, o saldo de empregos formais no estado voltou a ser positivo, recuperando as quedas de março, abril e maio.
Segundo os dados, o Paraná tem saldo positivo de 1 mil vagas de janeiro a setembro.
O setor com melhor resultado no mês foi a indústria, com saldo positivo de 6,6 mil empregos.
Segundo a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a retomada se deve ao aumento da confiança dos consumidores, que reflete nos dados do comércio e na indústria.
“Hoje, muitos setores que estavam com estoques praticamente zerados já sentem até dificuldades para aquisição de insumos e matérias-primas devido ao aumento repentino da demanda, afirmou o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.
Serviços e comércio
Apesar de terem registrado alta em setembro, o saldo nos setores de serviços e comércio em 2020 ainda estão negativos.
Segundo os dados do Caged, o comércio gerou 5,3 mil novos empregos em setembro, mas em função das várias demissões ao longo dos meses de março, abril e maio, o saldo desde janeiro é de 16 mil postos de emprego fechados.
No setor de serviços, o cenário é parecido. Foram criados 4,7 mil novas vagas em setembro, mas o saldo desde o início do ano ainda é negativo, com 13 mil vagas a menos.
VÍDEOS: Mercado de trabalho no Paraná
Veja mais notícias da região em G1 Paraná.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.