Piauí é o maior produtor de pó de carnaúba do país, aponta IBGE


Em 2019, a pesquisa mostrou que foram produzidos, no estado, 10,9 mil toneladas de pó de carnaúba, o que representa 56,4% do volume total do produto no país. Carnaúbas em Campo Maior, no Piauí
Ellyo Teixeira / G1 PI
A pesquisa “Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2019”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), colocou o Piauí como o estado que mais produz pó de carnaúba do Brasil. No ano passado, foram produzidos, no estado, cerca de 10,9 mil toneladas de pó de carnaúba, o que representa 56,4% do volume total do produto no país.
Com a larga fabricação, a pesquisa apontou que o Piauí gerou R$ 130 milhões com a venda do material no ano passado. Também foi observado na análise o crescimento da produção de 2018 para 2019, passando de 10,4 mil toneladas para 10,9 mil toneladas.
Fora o Piauí, apenas os estados de Ceará (39,57%), Maranhão (3,17%), Rio Grande do Norte (0,81%) e Paraíba (0,09%) tiveram produção do pó de carnaúba em 2019.
Município com maior produção
Apesar do Piauí ser o principal estado produtor, o município com maior volume e valor de produção é Granja, no Ceará. A cidade fabricou 1,6 mil toneladas do pó de carnaúba, no valor de R$ 17 milhões.
Porém, quatro municípios piauienses estão na lista dos dez maiores produtores de pó de carnaúba do país. São eles: Piripiri, Campo Maior, Castelo do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré.
VÍDEOS: Veja as notícias mais vistas do G1 Piauí
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”