Piauí registra 194 novos casos de Covid-19 e nove mortes pela doença em 24 horas


Com a atualização do boletim da Secretaria de Estado da Saúde, o estado tem agora 106.394 casos e 2.295 óbitos. Teste para detecção do novo coronavírus
Carla Carniel/AP
Nas últimas 24 horas foram registrados, no Piauí, 194 novos casos e 9 óbitos pelo novo coronavírus, de acordo com o boletim da Secretaria da Saúde (Sesapi) deste domingo (18). Com a atualização, o estado chegou a 106.394 casos confirmados de Covid-19 e 2.295 óbitos pela doença.
Dos novos casos confirmados, 109 são mulheres e 85 homens, com idades que variam de quatro a 89 anos. Sete mulheres e dois homens não resistiram às complicações da Covid-19.
As mulheres eram naturais de Alegrete do Piauí ( 61 anos), Inhuma (85 anos), Luís Correia (72 anos) e Teresina ( 65, 69, 80 e 85 anos). E os homens eram de Teresina (65 e 95 anos). Todas possuíam comorbidades.
Todos os municípios piauienses já foram atingidos pela doença e 179 deles já registraram mortes. Até agora, as vítimas foram 1.328 homens e 967 mulheres.
Dos leitos destinados ao atendimento à Covid-19 na rede de saúde do Piauí, há 468 ocupados, sendo 278 leitos clínicos, 188 UTIs e 2 leitos de estabilização. 5.225 tiveram alta médica até o dia 18 de outubro.
A Sesapi estima que 103.631 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.
VÍDEOS: Veja as notícias mais vistas do G1 Piauí
e
Decretos no Piauí de isolamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da Covid-19
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.
Initial plugin text
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”