Planejamento das cidades e premiação para projetos marcam congresso sobre BIM

O 2° Congresso BIM CREA-SC será realizado na próxima semana, de forma virtual, nos dias 21 e 22 e trará conceitos e tendências de implantação do BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção) nos centros urbanos, desde políticas públicas a projetos da iniciativa privada. O evento será dividido por áreas de atuações, dentre elas o terceiro setor, saneamento, cidades inteligentes, gestão pública, sustentabilidade, inovação e infraestrutura.

Nas cidades a infraestrutura e o saneamento são itens que precisam ser bem planejados para que a qualidade de vida dos habitantes seja preservada. Por isso, a metodologia BIM é tão importante e utilizada por grandes empresas, como é o caso da Construtora Camargo Corrêa que utiliza a metodologia na construção de rodovias e a Infraero, na de aeroportos. O BIM ajuda não só na economia financeira, mas também no tempo de produção e interfere positivamente na vida das pessoas.

Outra empresa que já utiliza o BIM é a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O saneamento básico em muitas localidades não ganha o aparato necessário – já que a tubulação fica enterrada longe dos olhos da sociedade – mas com a utilização da metodologia a população consegue ver através da realidade virtual o andamento e a estrutura da obra, tendo um controle maior do dinheiro público.

Engenheiros e Arquitetos aproveitam o 2º Congresso para adquirir conhecimento no planejamento das cidades, mas também para inscrever seus projetos no concurso “Prêmio BIM de Projetos”. Apesar dos temas serem amplos e divergentes, como a criação de um projeto social “Sede do Instituto Ninho Social e Projeto Lavanderia” ou do projeto “Revitalização do Largo da Matriz, em Itajaí”, todos os nove projetos que estão concorrendo à premiação foram feitos através do BIM. A divulgação do ganhador será no último dia do evento.

A metodologia BIM – espécie de raio-x da construção – permite criar digitalmente modelos virtuais precisos para uma construção e fiscalizar a obra em todas as etapas, inclusive antes mesmo da execução. O que era manual e depois feito em 2D, agora é modelado em 3D, com muita informação, identificando inconsistências e erros que tendem a retardar e aumentar o custo do projeto.

O evento tem como patrocinador principal o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina. Os demais patrocinadores são: a ACCA Software, Pousada Pedra da Ilha, Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, Alves Espíndola, Bit Arch, Oxford, Nosso BIM, Bentley, IPOG, OrçaFascio e com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e o Instituto Agenda Urbana Brasil.

As inscrições seguem abertas pelo site https://doity.com.br/evento-bim-cidades. Informações pelo fone (48) 98801-8344 ou no e-mail evento@conexaobim.com.br

SERVIÇO

O QUE? 2º Congresso BIM CREA-SC

QUANDO? 21 e 22 de outubro de 2020

ONDE? On-line

INSCRIÇÕES? https://doity.com.br/evento-bim-cidades

Links de ilustrações BIM:

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”