Polícia Civil deflagra operação contra crimes no Porto de São Francisco do Sul

A Polícia Civil, por meio da 4º Delegacia Especializada no Combate à Corrupção de Blumenau, com apoio da 5º Decor-Deic, da DIC, da Dpcami e da 1º DP de Blumenau, além do Draco do Rio Grande do Sul, deflagrou na manhã desta quinta-feira (29) a operação “Pombo de Ouro”.

A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que cometia crimes de lavagem de dinheiro e licitação no Porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte do Estado.

Porto de São Francisco do Sul – Foto: Divulgação/Secom/ND

Foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão na cidades de Jaraguá do Sul e Guaramirim, em Santa Catarina, e de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Segundo o delegado Lucas Almeida, durante as investigações foi possível apurar crimes de licitação através da empresa que prestava serviços ao Porto de São Francisco do Sul.

A operação foi chamada de “Pombo de Ouro” porque parte do contrato com a empresa, que previa o controle da praga de pombos, compunha quase 80% do contrato. Além disso, foi constatado que a escolha da empresa em 2020, para os serviços, foi ilegal, inclusive com parecer do TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Além disso, foram detectados fortes indícios de lavagem de dinheiro e financiamento de caixa 2, para campanhas políticas para obtenção de contratos públicos, e que parte dos serviços não eram prestados.

Dentre os investigados, segundo o delegado, está o presidente e vice-presidente de um partido político de Santa Catarina. Na operação, uma pessoa foi presa em Jaraguá do Sul e outra em Uruguaiana, sendo essa última com posse ilegal de arma de fogo.

O prejuízo estimado aos cofres públicos, segundo a polícia, foi de aproximadamente R$ 1.180.000 reais.  Por meio de ordem judicial, foi realizado o sequestro de valores e de veículos.

Durante a manhã também foram apreendidos três carros de luxo. Dentre os investigados, estava um ex-gerente do Porto de São Francisco do Sul.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.