Polícia Civil participa de exercício simulado de ajuda humanitária em Florianópolis e Tubarão

A partir desta segunda-feira (28) e até a próxima sexta-feira (02), a Polícia Civil de Santa Catarina participará de um exercício simulado de treinamento de Ajuda Humanitária com o Exército Brasileiro e a Defesa Civil de Santa Catarina.

A atividade será em Florianópolis e em Tubarão, com grande número de viaturas e equipes de profissionais em algumas localidades. O objetivo é preparar as agências de respostas para atuarem em situações de desastres naturais.

A participação da Polícia Civil será diretamente nas salas de crises, nas duas cidades, com o auxílio na logística dos acionamentos de reforço para os diversos incidentes que terão durante o exercício.

Além disso, a instituição policial participará com o SAER (Serviço Aeropolicial). No exercício, a equipe do helicóptero da Polícia Civil atuará nas simulações de resgate aéreo de vítimas de inundações.

Em Florianópolis, serão realizadas simulações de atividades no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD). Já em Tubarão serão realizadas as ações simuladas preparadas com o maior realismo possível para os profissionais envolvidos. Para isso, foram montados cenários de resgates, transporte de vítimas, transposição de áreas alagadas, dentre outras situações que podem acontecer em uma tragédia real.

Grande circulação de viaturas

Durante os dias de treinamento ocorrerá grande circulação de viaturas e tropas na região. É importante destacar para a população que os cenários criados com ocorrências e figurantes são fictícios e a movimentação será apenas em função do Simulado de Ajuda Humanitária.

O treinamento também conta com a participação do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), Polícia Militar (PMSC), Departamento de Administração Prisional (DEAP) e Defesa Civil municipal de Tubarão. Vale ressaltar que os atendimentos dos órgãos de emergência, durante os dias do treinamento não serão afetados, funcionando normalmente através dos telefones de cada instituição.

(Com informações da Defesa Civil de SC)

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”