Polimáquinas completa 45 anos e se destaca como Indústria 4.0


Exportando para toda a América Latina, a empresa faz uso da inteligência artificial, realidade aumentada e outras tecnologias, sempre olhando para o futuro. A empresa Polimáquinas, com sede em Bauru (SP), está completando 45 anos e desponta na América Latina exportando máquinas de corte e solda para embalagens plásticas flexíveis — sacos, sacolas, embalagens pouch, wicketer e outras — e impressoras flexográficas (Poliflexo). O pioneirismo e a inovação estão no DNA da empresa, por isso ao longo dos anos vem se destacando cada vez mais e hoje é referência no conceito de Indústria 4.0. Assista ao vídeo abaixo.
Indústria 4.0 já é realidade na Polimáquinas
A Polimáquinas atende mais de 4 mil clientes, sendo que mais de 300 estão no exterior. Sua equipe altamente capacitada e comprometida, desde os funcionários mais antigos até os terceirizados, é um dos fatores que levou a empresa ao patamar que ocupa hoje na América Latina.
São, pelo menos, 200 funcionários diretos e 30 indiretos, além de mais de 900 fornecedores. A empresa incentiva e investe na capacitação da mão de obra, desenvolvendo as pessoas e contribuindo para a melhoria de seus processos.
Os clientes da empresa podem contar com o MES, um sistema completo que realiza o monitoramento da produção em tempo real. Coletores de dados inteligentes conectados às máquinas transmitem as informações para a plataforma, que gera informação estratégica, com indicadores e gráficos. Os relatórios ficam hospedados na nuvem e a um clique.
Com esse sistema, os clientes têm uma visão ampla da fábrica e ele também contribui para o aumento do desempenho e lucratividade, já que é possível medir a Eficiência Global dos Equipamentos (OEE). A OEE está diretamente relacionada ao lucro líquido das empresas, podendo representar de 3% a 7% do montante.
Poliflexo 1600/2000
Polimáquinas/Divulgação
Poliflexo 1200
Polimáquinas/Divulgação
Manutenção e assistência técnica
A Polimáquinas também adota a tecnologia de Realidade Aumentada, através de óculos especiais ou dispositivos móveis. O uso desses equipamentos proporciona ainda mais eficiência, pois, de forma remota, é possível detectar problemas nas máquinas e assessorar um funcionário para executar o conserto. As soluções em tempo integral contribuem para gerar resultados superiores, desde o aumento na OEE até redução de custos com técnicos.
A combinação de todos esses fatores fez com que, em 2006, a empresa recebesse a certificação ISO 9001 – Gestão de Qualidade, um reconhecimento de seus processos produtivos padronizados, proporcionando maior satisfação dos clientes.
Poliroll 900
Polimáquinas/Divulgação
Polipouch 500
Polimáquinas/Divulgação
Crescer com responsabilidade
Além do foco em tecnologia, o DNA corporativo da Polimáquinas também inclui a preocupação com o meio ambiente. A empresa está sempre buscando soluções que causem o menor impacto possível. O seu parque fabril, por exemplo, conta com:
Iluminação zenital (luz natural);
Captação de água de chuva para usos diversos;
Torneiras automáticas;
Tratamento e segregação de resíduos, destacando-se o tratamento da água após utilização.
A preocupação com as pessoas é outra marca da empresa, que apoia projetos sociais que beneficiam a comunidade e tem ações para o bem-estar dos colaboradores, como a primeira academia corporativa em parceria com o SESI. A Polimáquinas ainda promove torneios internos e externos de futebol, pesca e outros, como forma de incentivar os cuidados com a saúde.
Polimáquinas completa 45 anos
Polimáquinas/Divulgação
Evolução da fábrica
Nesses 45 anos, a Polimáquinas investiu em tecnologia e também na infraestrutura da fábrica, que foi sendo ampliada para atender com mais conforto e segurança a todos os stakeholders da empresa.
Quando foi fundada, em 1975, a empresa estava estruturada em um barracão com 200 metros quadrados na Vila Falcão, em Bauru. No mesmo ano, a Polimáquinas inaugurou sua primeira fábrica. Em 2010, foi expandida, e hoje a indústria fica no Distrito Industrial 1 e ocupa uma área de 10 mil m², com refeitório amplo e novos barracões, tudo moderno e tecnológico.
O tamanho e a tradição da Polimáquinas se traduz em uma empresa moderna e dinâmica, que valoriza o seu presente, mas sempre de olho no futuro.
Saiba mais sobre a empresa nos canais oficiais.
POLIMÁQUINAS BAURU
Endereço: Av. José Fortunato Molina, 2-71 – Bauru – SP
Telefone: (14) 4009-2000
Site: www.polimaquinas.com.br
Redes sociais: Facebook | Instagram
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”