Praias do Parque Nacional Marinho de Noronha são fechadas devido à pandemia da Covid-19


Nesta quinta-feira (15), não é possível visitar praias como Sancho e Leão. O ICMBio, responsável pela reserva, também fechou o acesso às trilhas da Atalaia e atrativos como o Morro São José. A Praia do Leão está fechada nesta quinta-feira (15)
Ana Clara Marinho/TV Globo
As praias do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha estão fechadas nesta quinta-feira (15). Os turistas e os moradores não têm acesso ao Sancho, Leão, Sueste, Mirante dos Golfinhos nem à Baía dos Porcos.
Veja a média móvel da pandemia em Pernambuco
Saiba o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
Coronavírus: confira perguntas e respostas
Na frente do Posto de Informação e Controle (PIC) do parque, foi colocada uma placa com a mensagem “Fechado. Como medida preventiva à pandemia do novo coronavírus, a visitação ao Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha está suspensa”.
A placa informa que o parque está fechado por conta da pandemia do novo coronavírus
Ana Clara Marinho/TV Globo
A trilha Atalaia/Pontinha/ Caieira, assim como o acesso Capim Açu, Abreu e Morro São José, também estão fechados. As praias da reserva ambiental devem ser fechadas nesta quinta-feira (15), mas os passeios de barco estão liberados.
Turistas questionaram o fechamento. “Ninguém me informou que as praias do parque estariam fechadas nesta quinta-feira, acho estranho”, disse o comerciante Marcos Botelho, que é de Diamantina (MG).
Marcos Botelho disse que não foi informado sobre o fechamento das praias do Parque Nacional
Ana Clara Marinho/TV Globo
O G1 entrou em contato com o chefe do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) em Noronha, João Rocha, mas ele disse que não está autorizado a dar entrevistas. Outra tentativa de comunicação foi através da assessoria de imprensa do órgão, que não respondeu até a última atualização desta reportagem.
O acesso ao Sancho também foi fechado nesta quinta-feira (15)
Ana Clara Marinho/TV Globo
Turismo ampliado
O turismo em Fernando de Noronha foi fechado em março por causa do novo coronavírus, e a reabertura aconteceu gradualmente. A visitação à ilha foi ampliada desde sábado (10), data a partir da qual os visitantes que não tiveram Covid-19 foram autorizados a desembarcar na ilha.
O Parque Nacional Marinho permaneceu fechado durante quatro meses, também por conta da pandemia. A reserva foi reaberta à visitação no início de julho, quando o ICMBio passou a divulgar uma programação semanal com locais que estariam liberados.
Vídeos mais vistos do G1 nos últimos 7 dias
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.