Prefeito de Santos, SP, é flagrado cumprimentando pessoas sem máscara em roda de samba


Ao G1, prefeito afirma que só ficou sem máscara enquanto consumia bebidas e comida. Ele relata que compareceu ao evento porque foi homenageado por escola de samba. Prefeito de Santos foi filmado em roda de samba cumprimentando algumas pessoas sem máscara
O Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), foi filmado em uma roda de samba com a máscara pendurada em uma das orelhas enquanto cumprimentava algumas pessoas. No momento em que o vídeo foi gravado, é possível ver que parte dos convidados do evento estavam aglomerados e não respeitaram o distanciamento social.
O chefe do Executivo municipal afirmou que durante todo o período que esteve no local respeitou rigorosamente as recomendações sanitárias e só ficou sem máscara enquanto consumia alimentos e bebidas. (Veja nota na íntegra abaixo)
Conforme apurado pelo G1, o evento ocorreu no último sábado (24), no bairro Marapé, e pouco tempo depois o vídeo passou a circular nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver que Barbosa está consumindo uma bebida quando é gravado, mas chega a cumprimentar algumas das pessoas que estavam na roda de samba. Neste momento, ele não fazia o uso de máscara e um grupo de convidados está aglomerado.
As cidades da Baixada Santista avançaram, no dia 9 de outubro, para a fase verde do Plano São Paulo, o plano estadual de combate ao novo coronavírus, após apresentarem melhora nos índices epidemiológicos. O avanço permitiu maior flexibilização dos comércios e eventos.
Vídeo mostra prefeito cumprimentando algumas pessoas sem máscara em Santos, SP
Reprodução
Apesar disso, Santos é o município com maior número de casos confirmados, óbitos e internações pela Covid-19 na região. A cidade registra mais de 22 mil pessoas que testaram positivo para doença, ultrapassou 670 mortes causadas pelo vírus e tem mais de 17 mil recuperados da doença.
Em nota, o prefeito destaca que a fase verde permite o retorno de música ao vivo em bares e restaurantes e que cumpre todas as medidas sanitárias de prevenção a doença. Confira, abaixo, o posicionamento dele na íntegra.
“No último sábado (24), participei de um evento organizado pela Liga das Escolas de Samba de Santos em minha homenagem, no Marapé, e também prestigiei o retorno da tradicional Roda de Samba do Ouro Verde, um patrimônio cultural da nossa cidade. Durante todo o período que estive no local, respeitei rigorosamente as recomendações sanitárias estabelecidas e utilizei máscara o tempo todo, com exceção dos momentos quando eu realizava o consumo de alimentos e bebidas.
A Fase Verde do Plano São Paulo permite o retorno da música ao vivo em bares e restaurantes. O clube possui alvará regular e promove o controle do número de visitantes, faz a aferição da temperatura do público na entrada e disponibiliza álcool gel para todos.
Lamento o uso distorcido de imagens fora do contexto real dos fatos, decorrente do atual momento eleitoral”.
Prefeito fez uma postagem em sua rede social com fotos em que está de máscara durante evento e lamentou repercussão de vídeo
Reprodução/Instagram
VÍDEOS: as notícias mais vistas do G1
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.