Pretos e pardos ocupam 23,12% das cadeiras nas Câmaras do Alto Tietê; entre os candidatos deste ano eles são 39,10%

Atual gestão tem 160 parlamentares, dos quais 37 se declararam pretos ou pardos. Entre os 160 vereadores do Alto Tietê na atual gestão, 37 declararam à Justiça Eleitoral serem pretos ou pardos, o que representa 23,12% do total. No Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o último realizado, a soma dos que se declaravam pretos e pardos representava 43,7% da população do Alto Tietê, que na época era de 1,4 milhão de habitantes.
Já em relação aos candidatos ao Legislativo nas eleições em novembro de 2020, os pretos e pardos somam 943 dos pouco mais de 2,4 mil candidatos. O percentual, neste caso, é de 39,10%.
Em quatro das dez Câmaras Municipais do Alto Tietê há apenas um parlamentar que se declarou preto ou pardo. Em percentual, a maior representatividade desta população no legislativo está em Arujá, com o número de 7 do total de 15 vereadores.
Entre outros dados, os candidatos precisam informar qual é a raça deles ao Tribunal Superior Eleitoral. Entre os dez municípios da região, o que tem o menor número de pretos ou pardos como candidatos nessa eleição é o de Salesópolis, com apenas dois entre os 87 que buscam lugar na Câmara Municipal, o que representa 2,29%.
Já o maior número de candidatos pretos e pardos concorrendo ao cargo de vereador está em Itaquaquecetuba. Eles são 178 dos 320, o que representa 55,62%.
O volume de eleitores aptos a votar neste ano no Alto Tietê é 5,2% maior na comparação com as eleições municipais de 2016. Neste ano haverá eleições para vereadores e prefeitos. No total, 1.176.381 devem escolher prefeitos e vereadores nas dez cidades do Alto Tietê.
Dos dez municípios que integram a região, apenas a cidade de Biritiba Mirim registrou queda no total de eleitores. Já o crescimento mais elevado foi o de Mogi das Cruzes, que ganhou quase 33 mil eleitores no período, o que representou 7,7%.
Assista a vídeos sobre as eleições
Initial plugin text
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.