Professor da Udesc é tema de documentário que estreia nesta quinta-feira

O documentário “Professor Aníbal”, que retrata a vida e o legado do docente e poeta catarinense Aníbal Nunes Pires (1915-1978), conhecido por lecionar em  instituições de ensino de Florianópolis, entre elas, a Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), estreia nesta quinta-feira (15).

O filme será exibido na TV UFSC, canal da Universidade Federal de Santa Catarina, às 14h30.

Documentário “Professor Aníbal” tem 56 minutos e traz depoimentos de amigos e colegas do docente – Foto: Divulgação ND

Dirigido pelo cineasta Zeca Pires, filho de Aníbal, o documentário de 56 minutos apresenta depoimentos saudosos, como os dos amigos Salim Miguel e Jair Hamms, dos professores Sílvio Coelho dos Santos, Lauro Junkes e Herber Poeta, da filha, Maria Cristina, e da esposa, Geninha.

Além de atuar na Faculdade de Educação, atual Faed (Centro de Ciências Humanas e da Educação), da Udesc, o educador deu aula nos Colégios Catarinense e Coração de Jesus, no Instituto Dias Velho, na Escola Técnica e na UFSC. Também foi um dos mentores do movimento artístico Grupo Sul e diretor da Revista Sul de 1947 a 1957.

Segundo Norberto Dallabrida, professor de História da Educação na Udesc, Aníbal foi um dos criadores do curso de Educação Artística da Faculdade de Educação, que posteriormente deu origem ao Centro de Artes (Ceart).

Para assistir ao documentário, basta sintonizar na TV UFSC, no canal aberto 63.1 (sinal digital) e no canal 15 da NET. A partir de 26 de outubro, o documentário também será disponibilizado no canal da TV UFSC no Youtube.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”