Projeto incentiva mulheres a se tornarem cientistas em Roraima


Movimento oferece apoio a mulheres que querem se tornar cientistas conciliando maternidade e pesquisa. Movimento incentiva mulheres com filhos a se tornarem pesquisadoras
Foto: Print/Reprodução/Rede Amazôniza
O Projeto ‘Parent in science’, movimento que incentiva mulheres a se tornarem cientistas, possui representante em Roraima, para apoiar mães quem buscam concluir os estudos e conciliar maternidade e pesquisa.
De acordo com um levantamento na área de educação, realizado no ano de 2019, foi apontado que 82% das mulheres com filhos até 4 anos de idade, tiveram dificuldades na produção científica e a consequência tiveram impactos negativos na construção do currículo.
Conforme explicado pela embaixadora do Projeto ‘Parent in science’ no estado e professora, Eliza Ribeiro, a rotina da maternidade acaba por reduzir a produção científica da mulher quando comparada ao homem que também possui filhos.
O movimento, visa debater os desafios e as consequências de quem concilia maternidade e carreira como cientista.
“Temos objetivo de realizar diagnóstico local para entender se o estado possui esse cenário de mulheres que produzem cientificamente e também são mães. Promovemos palestras para sensibilizar os editais para que os prazos para que mães possam ter acesso de forma flexível ao cronograma de prazos”, explicou.
A Adriana cursa enfermagem e estava no 6º semestre quando Joaquim nasceu. Segundo a estudante, foi necessário trancar o curso por certo período da gestação.
” Chegou um momento da vida acadêmica que as coisas vão se estreitando um pouco mais e o contexto que a gente vive nos levam a cometer a escolha de trancar o curso. Eu poderia ter levado adiante mas por questões pessoais optei por pausar” disse.
Com o apoio da família, dos professores e foco, Adriana conseguiu retomar os estudos e está próximo da formatura.
Mães cientistas em Roraima
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”