Público antecipa visitas aos cemitérios em Fortaleza para evitar aglomerações no Dia dos Finados


Medida foi recomendada pela prefeitura após aumento de casos de Covid-19 em alguns bairros da capital cearense. Visitantes de cemitérios em Fortaleza recebem álcool gel e são orientados a manter distanciamento social
Marina Alves/TV Verdes Mares
Acostumados à visitação no Dia dos Finados, celebrado em 2 de novembro, alguns familiares e amigos de entes sepultados em cemitérios de Fortaleza decidiram mudar a tradição neste ano, por causa do novo coronavírus, e fazer a visita durante este fim de semana. A ida antecipada é uma das orientações da Prefeitura Municipal, a fim de evitar aglomerações nos locais.
Seguindo as recomendações, a enfermeira Ivoneide Oliveira antecipou a visita ao túmulo da filha para este sábado (31), no cemitério São João Batista, no Centro de Fortaleza. “Antecipei porque estou com medo de que possa haver aglomeração. As pessoas não deixaram de vir visitar seus mortos”, comenta.
A enfermeira acrescenta que o local está seguindo os protocolos de saúde. “Estão entrando, aos poucos, pequenos grupos, sem aglomeração e bem vigiado. Espero que no dia seguinte isso se mantenha durante os outros dias”, diz.
Há 16 anos funcionária da capela do cemitério, Regina Maria Fernandes relata que a população tem procurado o cemitério desde a sexta-feira (30). “Pela observação que estamos tendo, não vem todo mundo no Dia de Finados. [A movimentação] está bem organizada e dividida entre os quatro dias.”
Prefeitura de Fortaleza orienta visita aos cemitérios no fim de semana para evitar aglomeração na segunda-feira, Dia de Finados
Marina Alves/TV Verdes Mares
Apesar da visita autorizada, Regina ressalta que não haverá nenhum tipo de celebração. “A capela também não tem estrutura para receber muita gente. O padre Targino, nosso capelão, organizou tudo para que haja segurança para o povo e para nós também”, explica.
A funcionária pontua ainda que outros dias também também estão disponíveis para visitação e sugere que pessoas do grupo de risco para a Covid-19 evitem ir aos cemitérios.
“O mês de novembro é dedicado aos entes que já se foram. Pode vim visitar quando não tiver esse grande número de pessoas”, considera.
Movimentação
A equipe do Sistema Verdes Mares também esteve no cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio, na manhã deste sábado. Assim como no São João Batista, na capital cearense, o local tinha movimentação tranquila, com aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel.
No entanto, no Dia de Finados, o cemitério Jardim Metropolitano não estará aberto para visitação.
Assista às principais notícias do Ceará resumidas em um minuto:
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.