Quarta-feira, 14 de outubro


Boa noite. Aqui estão as notícias para você terminar o dia bem-informado. Maioria do Supremo Tribunal Federal vota a favor da prisão do traficante André do Rap. CNH, cadeirinha, faróis: veja as mudanças na lei de trânsito sancionadas por Bolsonaro. Países europeus em alerta diante da ameaça de nova onda de infecções por coronavírus. Telescópios registram momento em que estrela é engolida por buraco negro. E o abraço de uma tigresa na natureza ganha a 56ª edição do ‘Wildlife Photographer of the Year’.
6×0
Luiz Fux abre sessão no STF para julgar suspensão de liminar que soltou André do Rap
Reprodução/GloboNews
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou, nesta quarta, pela manutenção da prisão do traficante André Oliveira Macedo, o André do Rap. De dez ministros, seis manifestaram esse entendimento. Após o voto de Dias Toffoli (o sexto), a sessão foi encerrada e terá continuidade nesta quinta, com os votos de Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello, Carmén Lúcia e Gilmar Mendes.
Ao votar por manter a própria decisão que derrubou, no sábado, a liminar do colega Marco Aurélio — que permitiu a soltura do traficante —, o presidente da Corte, Luiz Fux, disse que André do Rap ‘debochou da Justiça’. Segundo ele, o criminoso se aproveitou da decisão ‘para evadir-se imediatamente’ e ‘cometeu fraude processual ao indicar endereço falso’. Foragido, André do Rap é um dos chefes da facção criminosa que atua dentro e fora dos presídios de São Paulo, o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Covid no Brasil
Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, o país registrou 716 mortes nas últimas 24 horas, chegando ao total de 151.779 óbitos desde o começo da pandemia. Em casos confirmados, 5.141.498 brasileiros já tiveram ou têm o coronavírus, com 26.675 desses confirmados no último dia. A média móvel de novos casos foi de 19.877 por dia — é a primeira vez que fica abaixo de 20 mil desde o dia 29 de maio.
Estudo brasileiro aponta que vírus afeta cérebro mesmo em casos leves
Veja os direitos previdenciários e trabalhistas de quem contraiu a doença
Avanço do vírus
Macron anuncia toque de recolher nas maiores cidades franceses para conter 2ª onda do coronavírus.
EUTERS/Benoit Tessier
Países europeus aumentaram as medidas preventivas para evitar novos contágios. O continente notificou mais de 700 mil casos de coronavírus na última semana – uma alta de 34% em relação aos 7 dias anteriores. O número de mortos subiu 16%.
Cientistas defendem ‘não culpar morcegos’ pelo coronavírus
A França vai impor toque de recolher nas maiores cidades do país. O anúncio foi feito pelo presidente Emmanuel Macron nesta quarta. Já Portugal entrará em situação de calamidade a partir da meia-noite desta quinta (15). Na Alemanha, em áreas de alta taxa de infecção, grandes aglomerações foram proibidas até o fim do ano. A Itália tornou obrigatório o uso de máscaras na rua e em todos os estabelecimentos.
Rússia aprova 2ª vacina contra a Covid após testes preliminares
Webstories: conheça as candidatas a vacina testadas no Brasil
Mercado de trabalho
Prorrogado o programa que autoriza a redução proporcional de jornada de trabalho
Mais de 9,7 milhões de trabalhadores formais já tiveram a jornada de trabalho reduzida ou o contrato suspenso, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Como o programa só vale enquanto durar o estado de calamidade pública, os acordos deverão ser encerrados até o dia 31 de dezembro.
Retomada mais lenta
Setor de serviços foi um dos mais atingidos nessa pandemia; Miriam Leitão comenta
O volume de serviços prestados no Brasil cresceu 2,9% em agosto, na comparação com julho, segundo divulgou nesta quarta o IBGE. Apesar de engatar a terceira alta seguida, o setor ainda não conseguiu eliminar as perdas com a pandemia e passou a acumular queda recorde em 12 meses.
Nova habilitação
Bolsonaro sanciona lei que altera regras do Código de Trânsito: veja 5 mudanças
Publicada nesta quarta no Diário Oficial, a lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro passa a valer daqui a 180 dias. Entre as mudanças, está o aumento de 20 para 40 do limite de pontos antes da suspensão da carteira, caso nenhuma infração gravíssima tenha sido registrada. O prazo de validade também mudou: para motoristas até 50 anos, o documento vale por 10 anos. Outro ponto importante é o uso obrigatório da cadeirinha para crianças até 10 anos ou com menos de 1,45 m de altura. Veja as novas regras.
Entenda como é a regra atual sobre motos no corredor
Cadeirinha pode reduzir danos de acidentes em até 60%
‘Garra e perseverança’
Saiba quem é Kassio Nunes Marques, indicado ao STF por Bolsonaro
O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da indicação de Kassio Nunes Marques para o Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou parecer favorável à aprovação do desembargador. Braga afirmou que o magistrado é um exemplo de ‘garra e perseverança’ e que são irrelevantes as questões sobre o seu currículo. Bolsonaro escolheu o desembargador para assumir a vaga deixada pelo ministro Celso de Mello. A sabatina no Senado está marcada para a próxima quarta, dia 21 de outubro.
Operação Peregrino
Polícia faz operação contra quadrilha especializada em golpes pelo WhatsApp
Ao menos seis pessoas foram presas, em Goiás, apontadas como líderes de uma quadrilha que extorquia dinheiro das vítimas usando o celular. Segundo as investigações, o grupo comprava chips de celular e, usando a foto da vítima, criava perfis falsos no WhatsApp. Depois entrava em contato com parentes e amigos, dizendo ter trocado de número e pedindo ajuda com depósitos bancários. A nova fase da Operação Peregrino cumpriu, nesta quarta, mandados expedidos pela Justiça em Goiás, São Paulo e Pará.
Eleições 2020
Ibope em Fortaleza: Capitão Wagner, 28%; Luizianne, 23%; Sarto, 16%
Ibope em Macapá: Capi, 17%; Josiel, 16%; Dr. Furlan, 13%; Patrícia Ferraz, 13%
Ibope em Manaus: Amazonino Mendes, 25%; David Almeida, 13%; Ricardo Nicolau, 11%; Zé Ricardo, 10%
Ibope em Porto Velho: Hildon Chaves, 23%; Vinícius Miguel, 12%; Cristiane Lopes, 9%; Dr. Breno Mendes, 7%
Corrida à Casa Branca
Imagem de uma das urnas piratas instaladas pelo Partido Republicano na Califórnia
Frederic J. Brown / AFP
Cerca de 50 urnas piratas, identificadas como ‘oficiais’, foram espalhadas pelo Partido Republicano nas ruas de alguns dos distritos da Califórnia. Os chefes das promotorias Eleitoral e de Justiça do estado — todos democratas — consideram a prática ilegal, já que são autorizadas apenas caixas de depósito de votos oficiais da autoridade eleitoral. A votação para eleger o novo presidente, cargo disputado por Trump e Joe Biden, ocorre no dia 3 de novembro, mas existem maneiras de votar antecipadamente.
Sandra Cohen: eleitores idosos viram as costas para Trump
Emissoras rivais terão Trump e Biden ao vivo no mesmo dia
Filho do presidente testa positivo para Covid
‘Espaguetização’?
Impressão artística mostra estrela (em primeiro plano) sendo espaguetificada enquanto é engolida por um buraco negro supermassivo (ao fundo) durante um ‘evento de interrupção de maré’.
ESO/M. Kornmesser
Telescópios do Observatório Europeu do Sul em Garching, na Alemanha, registraram o momento em que uma estrela é “espaguetificada” ao ser engolida por um buraco negro supermassivo. O termo utilizado não é uma metáfora: um buraco negro é um lugar no espaço onde a gravidade é tão forte que nem a luz consegue escapar dela. Qualquer objeto que entra em um deles é esmagado até parecer um espaguete, por causa do chamado “evento de ruptura de maré”. O evento foi o mais próximo da Terra já registrado desse tipo: a 215 milhões de anos-luz.
Nobel de Física 2020: O que a ciência já sabe sobre buracos negros?
Webstories: o mistério dos buracos negros
Telescópio registra estrela sendo engolida por buraco negro
A Boa do Dia
O Abraço, de Sergey Gorshkov, da Rússia
Sergey Gorshkov/Wildlife Photographer of the Year/BBC
O que é preciso para fotografar uma das criaturas mais raras do planeta? Além de sorte e habilidade, Sergey Gorshkov usou uma ‘armadilha’ para registrar o abraço de uma tigresa-siberiana nas profundezas de uma floresta na Rússia. Similar a uma pintura a óleo, a imagem venceu o prêmio ‘Wildlife Photographer of the Year’, organizado pelo Museu de História Natural de Londres. Outros bichinhos, como o sapo-de-vidro e a pequena lula-diamante, protagonizaram cenas belíssimas; conheça os vencedores da 56ª edição do concurso.
O Assunto
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”