Ribeirinhos da bacia do São Francisco passam a ter acesso a coleta e tratamento de esgoto


O sistema implantado pela Embasa beneficia cerca de 4 mil moradores de Barra do Tarrachil. Cerca de quatro mil moradores de Barra do Tarrachil foram beneficiados pela implantação de um sistema de esgotamento sanitário.
Divulgação/Embasa
Cerca de quatro mil moradores de Barra do Tarrachil, distrito localizado a cerca de 30 quilômetros da sede de Chorrochó, foram beneficiados pela implantação de um sistema de esgotamento sanitário. Executada pela Embasa, a obra representa um investimento de R$6,8 milhões com recursos próprios da empresa e da Funasa.
O sistema implantado pela Embasa foi entregue pelo governador Rui Costa à população do município em setembro deste ano, dando acesso à coleta e tratamento de esgoto a 912 domicílios. Sua infraestrutura é composta de redes coletoras, ramais prediais, interceptor, estações elevatórias e de tratamento, esta última com capacidade para tratar 9,06 litros de esgoto por segundo.
Também foram implantados 16,4 quilômetros de tubulações em diâmetros variados, incluindo rede coletora, linha de recalque (eleva o esgoto para pontos mais altos) e emissário, que conduz o efluente tratado até o Riacho do Mulato, seguindo os parâmetros determinados pela legislação ambiental e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
O gerente de Expansão da Embasa, Heber Andrade, lembra que a intervenção assegura pré-tratamento, bem como o tratamento via lagoas facultativas e de maturação, o que garante altos índices de eficiência no tratamento. “Dessa forma, conseguimos remover 98% de matéria orgânica e 100% dos coliformes termotolerantes. Tudo isso faz com que todo o esgoto coletado seja lançado devidamente tratado no afluente do Rio São Francisco”, descreveu.
O agricultor João Eloi, 80 anos, é nascido em Barra do Tarrachil e relembra como era antes dessa obra. “A gente corria o risco de ter contato com o esgoto, quando chovia, e agora está tudo maravilhoso, seguindo o caminho certo”, celebrou.
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”