Roseira na praça 21 de Abril celebra Anita Garibaldi, heroína de dois mundos

Annita Garibaldi Jallet

Heroína de Dois Mundos, como é conhecida no Brasil e na Itália, Anita Garibaldi foi homenageada em Garopaba com o plantio da rosa híbrida desenvolvida por botânico italiano especialmente para comemorar o bicentenário do nascimento da catarinense. A roseira foi plantada na Praça 21 de Abril na segunda-feira (17), pela bisneta da homenageada, a professora italiana Annita Garibaldi Jallet, em solenidade oficial.

Annita veio da Itália a Santa Catarina e Rio Grande do Sul especialmente para a programação do plantio da flor, parte do projeto “Dois Mundos e Uma Rosa para Anita”, que prevê o plantio da variedade especial de roseira em todas as cidades do Brasil, Uruguai e Itália por onde passou o casal Anita e Giuseppe. Em Santa Catarina, são Tubarão, Lages, Anita Garibaldi, Curitibanos, Laguna, Garopaba e Imbituba.

O plantio da roseira na praça ocorreu defronte à escadaria da igreja de São Joaquim, que contou com um coral de alunos da rede municipal, integrantes do grupo “Anitas de Garopaba” e autoridades, além da comunidade e turistas. O projeto foi encaminhado pela Prefeitura e aprovada pela Câmara de Vereadores.

A bisneta dos Garibaldi elogiou a ideia de plantar a rosa em locais acessíveis à população, o que contribui com a disseminação da trajetória da bisavó como figura importante da história de Brasil e Itália. “Anita renasce com este ato”, avaliou. O diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), Adílcio Cadorin, acompanhou a italiana atuando também como tradutor.

Um grande público acompanhou cerimônia no Centro Histórico

DESCENDENTES. Anita Garibaldi é filha de Maria Antônia de Jesus Antunes, sobrinha de Manoel Antunes de Oliveira e neta de Salvador Antunes. Pesquisas genealógicas recentes indicam que vivem em Garopaba, da 5ª a 7ª gerações de netos descendentes de Salvador. Entre os herdeiros da genealogia estariam os ex-vereadores locais Geraldo Niltomar Antunes e Jean Ricardo Antunes.

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”