Rússia tem recorde de mortes diárias de Covid e passa a obrigar uso de máscara


4º país com mais casos do mundo, só atrás de EUA, Índia e Brasil, sofre com nova onda do vírus. Foram registrados 320 novos óbitos e 16,5 mil infectados nas últimas 24 horas. Barman com máscara de proteção prepara coquetel em bar em Moscou, na Rússia, em 23 de outubro de 2020
Pavel Golovkin/AP
Um dos países mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, a Rússia registrou um recorde de novas mortes por Covid nesta terça-feira (27) e anunciou novas medidas de prevenção ao vírus, inclusive o uso obrigatório de máscaras.
Foram 320 novos óbitos e 16,5 mil casos confirmados nas últimas 24 horas. O país é quarto com mais infectados (1,5 milhão), só atrás de Estados Unidos (8,7 milhões), Índia (7,9 milhões) e Brasil (5,4 milhões) e tem mais de 26,4 mil mortes registradas, segundo a Universidade Johns Hopkins.
Assim como restante da Europa, o país enfrenta uma segunda onda do vírus – e Moscou e a região metropolitana são o principal foco.
Vários países têm registrado recordes diários de novos casos, como Alemanha, França e Espanha, e dados da OMS apontam que o mundo bateu nove vezes recordes diários de infectados em outubro.
Com a alta no número de casos e mortes, a autoridade de saúde russa Rospotrebnadzor anunciou que o uso de máscaras agora é obrigatório “em lugares lotados, transportes públicos, táxis, estacionamentos e elevadores”.
A autoridade de saúde também recomenda a limitação das saídas noturnas, entre as 23 horas e as 6 horas, com a proibição de eventos públicos e o funcionamento de restaurantes. Segundo a Rospotrebnadzor, a aplicação das medidas depende das autoridades regionais.
Apesar do anúncio, as autoridades russas dizem que a situação está sob controle. O intuito é evitar medidas rígidas de confinamento, que afetaram uma economia que já abalada antes da pandemia.
Pessoas usam máscara de proteção na saída do metrô em Moscou, na Rússia, em 26 de outubro de 2020
Alexander Zemlianichenko/AP
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.