Saiba quem é o general Miranda, novo Secretário da Casa Civil de SC

O Secretário da Casa Civil do Governo Daniela Reinehr ,general da reserva Ricardo Miranda Aversa, é carioca do Rio de Janeiro, tem 55 anos e teve como última função no Exército o Comando da 14ª. Brigada de Infantaria Motorizada, de Florianópolis.
Realizou o ensino médio no Colégio Militar do Rio e ingressou no Exército com 18 anos, na Academia Militar das Agulhas Negras.
Foi declarado Aspirante-a-Oficial do Quadro de Material Bélico em 06 de dezembro de 1986. Em 1990, foi nomeado instrutor do Instituto Militar de Engenharia para os três anos subsequentes, ao término dos quais realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 1994, já como capitão, sendo agraciado com a Medalha Marechal Hermes, por tê-lo terminado na primeira colocação.
De lá, serviu por dois anos no Parque Regional de Manutenção/12, em Manaus, Amazonas, o que o levou a ser condecorado com a Medalha do Serviço Amazônico.
Transferido para o 17º Batalhão Logístico, em Juiz de Fora – MG, chefiou o Centro de Operações de Apoio Logístico daquela organização militar nos anos de 1997 e 1998, de onde retornou para o Rio de Janeiro por ter sido nomeado instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficias para o triênio seguinte. Foi promovido a major em agosto de 1999.
Após o curso de Comando e Estado-Maior, realizado em 2002 e 2003, foi adjunto da Seção de Planejamento da 5ª Região Militar e 5ª Divisão de Exército, em Curitiba, Paraná. Entre 2005 e 2007, exerceu o cargo de chefe da 4ª Seção do Estado-Maior da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Florianópolis, Santa Catarina, onde foi promovido ao posto de tenente-coronel em 31 de agosto de 2005.
Foi nomeado para o Gabinete do Comandante do Exército, onde permaneceu como assessor de logística até meados de 2011, por ter sido designado para a Comissão do Exército Brasileiro em Washington, nos Estados Unidos. Ainda naquele país, foi incumbido de implantar o Escritório de Ligação do Exército Brasileiro junto ao Comando de Assistência de Segurança do Exército norte-americano, na cidade de Huntsville, Alabama.
No retorno ao Brasil, em 2014, realizou o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército e, paralelamente, o MBA em Gestão de Projetos, pela Fundação Getúlio Vargas, ambos no Rio de Janeiro. Por haver se destacado nesse curso, foi condecorado com as medalhas Francisco José Caldas, da Colômbia, Honra ao Mérito Acadêmico, do Paraguai, e Honra ao Mérito, do Uruguai.
Em 2015, já integrando o Comando Logístico, realizou o Curso de Base Logística Conjunta na Escola de Logística das Forças Armadas, na República Federal da Alemanha.
Foi promovido ao posto de General de Brigada em 31 de julho de 2016, tendo sido designado para o cargo de Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, localizado na capital paulista.
Em janeiro de 2018, o Gen Miranda assumiu o comando da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede em Florianópolis, até janeiro de 2020 onde foi para reserva.
Além das condecorações já elencadas, foi agraciado, dentre outras, com a Medalha Militar de Ouro; a Medalha do Pacificador; a Medalha Marechal Osório, o Legendário; a Medalha Mérito Santos Dumont; a Ordem do Mérito Militar, no grau Comendador; a Ordem do Mérito Aeronáutico e a Medalha Barriga Verde da Polícia Militar de Santa Catarina.
O Gen Miranda é casado com a sra. Liza Rocha, com quem possui dois filhos, João Victor, com 17 anos, e Luiz Gustavo, com 12, todos nascidos em Santa Catarina.
=

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.