São João Batista: numero de pacientes recuperados aumenta 145% em 15 dias

Em São João Batista, na Grande Florianópolis, as curvas de evolução da Covid-19 Batista tiveram uma reversão nas últimas duas semanas, com o número de casos recuperados superando o de casos ativos. Os pacientes liberados para o retorno ao convívio social saltaram de 199 para 489 em 15 dias, o que corresponde a um aumento de 145,72%. No mesmo período, após chegar em 268, os casos ativos tiveram uma redução de 230 para 226.

– Os dados ainda são bastante preocupantes. No entanto, a disparada de contágios verificada a partir de julho, aparenta ter encontrado um ponto de estabilização. O grande desafio, agora, é que o número de novos casos tenha uma diminuição mais acentuada. Isso somente será possível se todos tomarem as precauções recomendadas, como uso de máscara, distanciamento pessoal e higiene frequente das mãos -, lembrou a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.

Conforme Karin, para combater o avanço da pandemia, a cidade disponibiliza, desde a metade de março, um local específico para o atendimento médico de pacientes com suspeita de terem contraído a doença: o Centro de Triagem de Sintomáticos Respiratórios. Situada junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, a estrutura funciona de segunda a sexta, das 7h às 20h45min, sem necessidade de agendamento prévio para consultar. O Hospital Monsenhor José Locks, com atendimento ininterrupto, é outra alternativa.

A secretária salienta, ainda, que as farmácias de Atenção Básica estão abastecidas com todos os medicamentos utilizados dentro do protocolo para tratamento da Covid-19 adotado no município. Em julho, por exemplo, foram entregues mais de 40 mil comprimidos de cloroquina, ivermectina, azitromicina, entre outros. A dispensação dos remédios ocorre somente com prescrição médica, a partir de avaliação do quadro de saúde de cada paciente.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.