SC já tem quase 15 mil candidatos a vereador e 700 a prefeito

Até as 17h desta sexta-feira (25), os 295 municípios de Santa Catarina somavam 690 candidaturas, tanto para prefeito, quanto para vice, além de 14.757 pedidos de candidatura para vereador.

Também até as 17h, os principais colégios eleitorais de Santa Catarina, Joinville, Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Chapecó, Criciúma e Lages somavam 47 candidaturas a prefeito e vice e outras 1.925 candidaturas a vereador.

TRE-SC prevê aumento de 40% nos pedidos

A Justiça Eleitoral está recebendo os últimos pedidos de candidatura para as eleições municipais de 2020 e cogita um aumento de 30 a 40% no volume de pedidos nesta eleição, em relação a 2016. O prazo dos pedidos de candidatura termina neste sábado (26).

A transmissão de documentos pela internet acaba às 8h e as entregas físicas – para quem não conseguiu transmitir os documentos online – devem ser feitas na zona eleitoral competente, mediante agendamento, até as 19h. Os prazos estão previstos na Lei nº 9.504/1997, que estabelece as normas das eleições.

Desde 21 de setembro, a Justiça Eleitoral está aceitando a entrega do requerimento de registro de candidatura (RRC) de forma presencial nos cartórios eleitorais.

De acordo com a coordenadora de eleições do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), Patrícia Hahnert Sardá, a medida veio para facilitar as solicitações dos partidos que tiveram dificuldades para fazer a entrega online.

“Houve alguns problemas técnicos na geração e transmissão de arquivos, que foram solucionados. Houve autorização para entrega presencial para que o partido não precisasse aguardar a solução”, explica Sardá.

Maioria dos partidos se antecipou

De acordo com o secretário judiciário do TRE/SC, Maximiniano Simões Sobral, ao contrário dos anos anteriores, um grande número de partidos apresentou o pedido de registro dos seus candidatos de forma antecipada, atendendo a um apelo da Justiça Eleitoral.

“Após a tramitação regular do pedido de candidatura, as decisões são publicadas no mural eletrônico do Tribunal e podem ser consultadas nos autos do processo judicial eletrônico, ou no sistema de divulgação de candidaturas do TSE. O prazo para julgamento depende da existência ou não de impugnação ao pedido”, explica Simões.

Ainda segundo Simões, a Justiça Eleitoral deve julgar todos os pedidos de registro, inclusive os impugnados, até 26 de outubro. A análise dos pedidos de registro fica a cargo dos juízes eleitorais. São consideradas as condições constitucionais e legais de elegibilidade e de incompatibilidade, além de outras causas de inelegibilidade, por exemplo, a nacionalidade brasileira.

Os pré-requisitos para ser candidato

Somente partidos políticos e coligações podem solicitar o registro dos candidatos. Para ser aprovado, de acordo com a Constituição – além da nacionalidade – os candidatos precisam atender a uma série de requisitos. Um deles é a idade mínima: prefeito 21 anos, vereador 18 anos.

Também os requisitos: pleno exercício dos direitos políticos; alistamento eleitoral; domicílio eleitoral na respectiva circunscrição e filiação partidária, o que inviabiliza candidaturas avulsas.

Além disso, os postulantes precisam estar quites com a Justiça Eleitoral, ou seja, não podem ser devedores de multa eleitoral.

Joinville lidera pedidos de candidatura a 24h do prazo final

Maior colégio eleitoral do estado, Joinville lidera requerimentos para prefeitura e vereança um dia antes do prazo final de requerimentos. O município do Norte do Estado tem, até o momento, 11 candidatos a prefeito e vice, além de 459 pedidos de candidatura para vereador.

Na pré-campanha, 15 nomes manifestaram interesse em comandar a maior cidade catarinense, ou seja, nas últimas 24h de requerimento, novos candidatos devem acionar a Justiça Eleitoral em Joinville.

Veja, a seguir, o número de pedidos de registro nas maiores cidades do estado, até as 17h de 25 de setembro, de acordo com o TRE/SC:

Joinville

Candidaturas a prefeito: 13

Candidaturas a vice-prefeito: 13

Candidaturas a vereador: 459

Blumenau

Candidaturas a prefeito: 7

Candidaturas a vice-prefeito: 7

Candidaturas a vereador: 284

Florianópolis

Candidaturas a prefeito: 9

Candidaturas a vice-prefeito: 9

Candidaturas a vereador: 431

Itajaí

Candidaturas a prefeito: 4

Candidaturas a vice-prefeito: 4

Candidaturas a vereador: 220

Chapecó

Candidaturas a prefeito: 4

Candidaturas a vice-prefeito: 4

Candidaturas a vereador: 206

Criciúma

Candidaturas a prefeito: 6

Candidaturas a vice-prefeito: 6

Candidaturas a vereador: 167

Lages

Candidaturas a prefeito: 4

Candidaturas a vice-prefeito: 4

Candidaturas a vereador: 158

Adicionar aos favoritos o Link permanente.