Scania lança caminhão de série mais potente do mundo

A Scania apresentou uma nova linha de caminhões V8. O grande destaque é a versão topo de linha, que tem 770 cv de potência e impressionantes 3700Nm de torque. Graças ao modelo, a fabricante sueca retoma a posição de ter o caminhão de linha mais potente do mundo

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

A linha também tem versões com 530, 590 e 660 cv de potência. “É claro que essa super-potência não é para todos os clientes, mas vemos uma demanda global crescente por caminhões capazes de lidar com um peso bruto total combinado de 60 toneladas ou mais, para operações especiais”, conta Alexander Vlaskamp, ​vice-presidente global de Vendas e Marketing da Scania. “A maneira mais rápida de aumentar a eficiência do transporte é no uso de composições de caminhões mais longos e mais pesados. O combustível adicionado para um veículo mais pesado é compensado pela maior capacidade de carga útil. O cálculo de CO2 por tonelada é favorável e, além disso, há a oportunidade de operar a nova linha V8 com biocombustíveis renováveis”, completa.

Por enquanto, não há previsão de que os novos modelos V8 da Scania cheguem ao mercado brasileiro. É natural que eles sejam altamente procurados em países onde o peso bruto total combinado maior é permitido – particularmente no norte da Europa. Entretanto,  locais como Itália e Espanha também preferem o V8, devido ao terreno montanhoso com muitas estradas íngremes e desafiadoras.

Economia de combustível

Os novos motores V8 não só oferecem um nível recorde de potência, mas também melhoram amplamente a eficiência de combustível. Em comparação com a geração anterior, a economia total pode chegar a 6%, ou até mais nas condições certas, quando a nova caixa de câmbio é incluída no trem-de-força.

A economia de combustível é o resultado de um amplo trabalho realizado pelos engenheiros da matriz da Scania, na Suécia, envolvendo tecnologias na vanguarda do desenvolvimento de motores de combustão interna. Foram inseridas mais de 70 novas peças, que reduzem o atrito interno, taxas de compressão mais altas, sistemas de pós-tratamento aprimorados e um novo sistema de gerenciamento de motor (EMS) poderoso.

LEIA MAIS: JAC Motors lança picape e caminhão 100% elétricos
Mercedes-Benz é a marca com mais recalls em 2020, diz estudo

E por falar nos pesados, confira na galeria alguns dos principais caminhões vendidos no Brasil.

1
21

DAF CF – Foto: Divulgação/DAF/Garagem 360/ND

2
21

DAF CF – Foto: Divulgação/DAF/Garagem 360/ND

3
21

DAF CF – Foto: Divulgação/DAF/Garagem 360/ND

4
21

DAF XF – Foto: Divulgação/DAF/Garagem 360/ND

5
21

DAF XF – Foto: Divulgação/DAF/Garagem 360/ND

6
21

DAF XF – Foto: Divulgação/DAF/Garagem 360/ND

7
21

Iveco Daily – Foto: Divulgação/Iveco/Garagem 360/ND

8
21

Iveco Hi Road – Foto: Divulgação/Iveco/Garagem 360/ND

9
21

Iveco Hi Way – Foto: Divulgação/Iveco/Garagem 360/ND

10
21

Iveco Hi Way – Foto: Divulgação/Iveco/Garagem 360/ND

11
21

Iveco Tector – Foto: Divulgação/Iveco/Garagem 360/ND

12
21

Man TGX – Foto: Divulgação/Man/Garagem 360/ND

13
21

Mercedes-Benz Accelo – Foto: Divulgação/Daimler/Garagem 360/ND

14
21

Mercedes-Benz Accelo – Foto: Divulgação/Daimler/Garagem 360/ND

15
21

Mercedes-Benz Accelo – Foto: Divulgação/Daimler/Garagem 360/ND

16
21

Mercedes-Benz Actros – Foto: Divulgação/Daimler/Garagem 360/ND

17
21

Mercedes-Benz Actros – Foto: Divulgação/Daimler/Garagem 360/ND

18
21

Mercedes-Benz Actros – Foto: Divulgação/Daimler/Garagem 360/ND

19
21

Mercedes-Benz Atego – Foto: Divulgação/Daimler/Garagem 360/ND

20
21

Mercedes-Benz Atego – Foto: Divulgação/Daimler/Garagem 360/ND

21
21

Mercedes-Benz Atego – Foto: Divulgação/Daimler/Garagem 360/ND

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”