Sebrae lança guia para incentivar políticas de apoio aos pequenos negócios


Iniciativa reforça a importância dos pequenos negócios na agenda
das eleições e traz uma série de propostas para incentivar o empreendedorismo
nas gestões municipais. Na corrida eleitoral de 2020, Guia organizado pelo Sebrae quer pequenos negócios como protagonistas
Heloise Hamada/G1
Em todo o país já começou a disputa pelas eleições de 2020. Dados do Tribunal Superior Eleitoral sinalizam que, neste ano, o número de candidatos a vereadores e prefeitos deve crescer 30% com relação à eleição de 2016.
Predominantes na pauta defendida por candidatos, temas como saúde, educação, meio ambiente, segurança, geração de emprego, igualdade e o desenvolvimento econômico dos municípios aparecem com destaque. É nessa perspectiva que incentivar e apoiar aos pequenos negócios e o empreendedorismo se colocam como diferencial no debate eleitoral.
É pensando nisso que o Sebrae aproveita o momento eleitoral para inserir o tema na agenda dos candidatos, incentivando a inclusão de propostas concretas de apoio e também uma reflexão da sociedade sobre a importância desses negócios para o país, particularmente no momento atual.
A estratégia é o Guia do Candidato Empreendedor, um documento para auxiliar futuros prefeitos e vereadores a pensar ações de desenvolvimento econômico, com base no empreendedorismo e nos pequenos negócios, que são a maioria dos empreendimentos de todo o país e, mais do que nunca, precisam de apoio e de ambiente favorável para retomar suas atividades, crescer e gerar desenvolvimento.
Com o objetivo de disseminar o conteúdo do Guia, no Maranhão, a diretoria executiva do Sebrae articula visitas a candidatos e ações com parceiros em todo o estado. A ideia é fazer chegar aos candidatos esse importante instrumento de apoio à formulação de políticas públicas em favor dos pequenos negócios.
O desenvolvimento e a geração de emprego são grandes desafios para gestores públicos, avalia Albertino Barros Filho
Divulgação
Segundo o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho, o Guia pode ajudar muito os candidatos na formulação de políticas e instrumentos de apoio às micro e pequenas empresas, com propostas para simplificar a abertura de empresas e para o uso das compras governamentais como estímulo ao crescimento do setor, geração de emprego e renda nos municípios, dentre outros.
“O desenvolvimento e a geração de emprego são grandes desafios para gestores públicos. E eles precisam estar preparados para enfrentá-los. As micro e pequenas empresas representam 97,5% do total de empresas do País e são responsáveis por 27% do PIB brasileiro. No Maranhão, representam 94,5% de todas as empresas, gerando de cerca de 216 mil empregos com carteira assinada e sendo responsáveis por 26% das riquezas geradas no estado. Fortalecer esse contingente de negócios, com políticas consistentes e estimular um ambiente favorável para esses empreendedores é fundamental. E, nesse sentido, o Guia é um instrumento valioso”
O Guia do Candidato Empreendedor é traz subsídios muito úteis neste momento de debate eleitoral. “O Sebrae vê o desenvolvimento local como prioridade para que a gestão pública deixe de ser refém das urgências e passe a ser protagonista do avanço. Mas esse processo é transversal e as ações para saúde, educação, infraestrutura, segurança, dentre outras, precisam estar articuladas em prol de um projeto sistêmico para desenvolvimento do município, na perspectiva de apoio aos pequenos negócios”, complementa o executivo.
O Que é o Guia do Candidato Empreendedor
O Guia do Candidato Empreendedor traz propostas de ações a serem incluídas nas campanhas e nos planos de governo, com o intuito de promover o desenvolvimento local sustentável baseado na valorização dos pequenos negócios.
Guia tem objetivo de estimular candidatos a formular propostas de apoio aos pequenos negócios
Divulgação
A publicação traz dez dicas e cem ações focadas nos eixos geração de emprego, renda, arrecadação, qualidade de vida e prosperidade nos municípios brasileiros, com foco nos micro e pequenos empreendedores.
“Queremos orientar os candidatos para uma boa gestão municipal, porque é nos municípios que os cidadãos vivem e onde estão concentradas as suas necessidades principais. É importante termos projetos voltados ao desenvolvimento econômico dos municípios, que passa pelas micro e pequenas empresas, assim como são importantes projetos para fortalecer o empreendedorismo rural em um estado como o nosso e nada melhor do que o momento eleitoral para incentivar os candidatos a abraçarem a causa das micro e pequenas empresas ”, avalia Raimundo Coelho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão.
Raimundo Coelho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão.
Divulgação
Fazer a diferença, fugir do lugar comum e optar pela inovação na gestão pública rende grandes frutos para os municípios, completa o Raimundo Coelho. “Nessa perspectiva, é necessário que todos os setores e níveis da administração municipal tenham conectividade para que, em conjunto, possam oportunizar a geração de indicadores de desenvolvimento, favorecidos pelo fomento e valorização do empreendedorismo, incluindo aqui crianças, adolescentes e jovens em idade escolar, assim como incentivando o turismo regional, a agricultura familiar e a construção da identidade regional a partir das vocações locais”, reforça o dirigente.
Como acessar – Para acessar e baixar o Guia do Candidato Empreendedor, a versão digital está disponível no Portal do Sebrae.
Em uma versão atualizada, o Sebrae reuniu 10 dicas para o candidato, abordando a temática do empreendedorismo e seus benefícios para o desenvolvimento local. O material está estruturado a partir de temas como emprego, mobilização de lideranças, desburocratização e simplificação, apoio ao empreendedor, compras públicas, empreendedorismo nas escolas, capacitação, fortalecimento da identidade do município, incentivo à cooperação e promoção à inovação e sustentabilidade, fazendo um apanhado rápido sobre as principais temáticas.
Guia consolida dez dicas para candidatos incorporarem em suas propostas de campanha.
Divulgação
Já na versão completa, os temas foram esmiuçados, desdobrando-se em 100 Propostas de Ações que podem compor um plano de governo de desenvolvimento econômico municipal. Nesse contexto, a gestão pública trabalha e colabora, decisivamente, para que o ambiente de negócios seja favorável ao fomento e fortalecimento de empreendimentos no território, gerando mais oportunidades, emprego e renda e proporcionando uma mudança significativa na realidade local.
Ambos os documentos podem ser consultados e impressos a qualquer momento, basta que os interessados acessem o portal. A ideia é que a maioria dos que se propõem a um cargo público nestas eleições municipais de 2020 possa conhecer o conteúdo do guia, fazendo dele um material de consulta importante e contínua.
Um conjunto de 100 propostas de ações para a gestão pública empreendedora estão no Guia lançado pelo Sebrae
Divulgação
Na versão completa do guia, o Maranhão foi um dos estados destacados, com menções a premiações e programas realizados pelo Sebrae estadual, que influíram positivamente na gestão pública municipal e na governança territorial. Exemplos disso são o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, com as experiências das prefeituras de São José de Ribamar e Barreirinhas, que venceram a etapa nacional, respectivamente, nas categorias Compras Governamentais e Inovação e Sustentabilidade. Além disso, o material enfoca o Programa Liderança para Desenvolvimento Regional (LIDER), realizado pela instituição no Litoral Ocidental, Lençóis Maranhenses e Região Tocantina.
Serviço
Tribunal Superior Eleitoral
Portal Sebrae
Guia do Candidato Empreendedor
10 dicas Sebrae Seja um Candidato Empreendedor
100 Propostas de Ações Seja um Candidato Empreendedor
Guia do Candidato Empreendedor 2020
Canais de Atendimento Sebrae:
Central de Atendimento Sebrae 0800 570 0800
Redes Sociais: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter
Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.