Sesc celebra o mês do idoso com programação especial

Pioneiro e referência nacional na área de gerontologia, no desenvolvimento de ações que proporcionam um envelhecimento saudável e ativo, o Sesc Santa Catarina celebra o mês do idoso com programação on-line e gratuita. O Dia Internacional do Idoso comemorado anualmente em 1º de outubro, foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade de proteger e cuidar a população idosa.

Para marcar a data, o Sesc realiza de forma on-line e gratuita, pelo Facebook do SescSC, a palestra sobre o amor e as tecnologias, com o tema “A tecnologia aproximando as relações na longevidade”, com psicólogo e gerontologista, especialista em idoso, Fabrício de Oliveira, no dia 01.10, às 14h. O profissional abordará sobre as questões das relações afetivas entre os 60+. Além dos vínculos familiares e sociais, a importância de manterem as relações amorosas e enfrentarem os preconceitos. E, nos tempos atuais, como a tecnologia pode auxiliar a manter e criar novos vínculos afetivos entre os idosos. Conteúdos que abrangem a Cartilha Sexo e Sexualidade na Longevidade, escrita pelo psicólogo e que está disponível gratuitamente neste link.

Ao final da palestra, haverá um bate-papo com o casal convidado, clientes do Trabalho Social com Idosos do Sesc Prainha (Florianópolis), que falarão sobre a importância da convivência nos grupos, da experiência com mundo virtual e sobre a relação de amor construída dentro do Sesc.

O Sesc atua desde 1970 com o público 60+. Realiza o Trabalho Social com Idosos e contribui para o bem-estar e a qualidade de vida dos participantes, com ações que proporcionam um envelhecimento saudável e ativo.

Programações locais:
Durante o mês de outubro, as Unidades do Sesc Santa Catarina realizarão programações especiais nas turmas on-line do projeto Conecta 60+ e do Grupo da Memória, que visam proporcionar espaços de integração e reflexão sobre envelhecimento, a socialização, o protagonismo e empoderamento dos 60+. Acompanhe a programação no site do Sesc e nas redes sociais.

+Sobre Trabalho Social com Grupos do Sesc
O Trabalho Social com Grupos do Sesc visa a criação de espaços, através de Grupos socioeducativos, proporcionando alternativas para que os participantes se sintam valorizados e empoderados. A convivência com pessoas da mesma faixa etária ou, com objetivos comuns, em determinado espaços busca promover o aprimoramento das relações familiares, comunitárias e sociais, do sentimento de pertencer e participar, se identificar e integrar, compartilhando objetivos e interesses. Os grupos trabalham questões como, relações interpessoais, convivência social, o fortalecimento de vínculos, entre outros aspectos do convívio social.

+Dia Internacional do Idoso
No Brasil, a data marca o dia que a Lei 10.741/2003 – Estatuto do Idoso entrou em vigor, que regula as principais prerrogativas da pessoa idosa, bem como dispõe sobre quais são os deveres da sociedade, da família e do Poder Público para com essas pessoas. O envelhecimento é um fenômeno biológico normal que atinge todos os organismos vivos, mas muitas pessoas não sabem lidar com esse processo. Diante disso, o aumento da expectativa de vida no Brasil representa um desafio para toda a sociedade.

De acordo com dados do Ibge, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou para 76,3 anos em 2018. Em Santa Catarina, apresenta o resultado acima do nacional: 79,7 anos.

SERVIÇO:
Palestra
“O amor e as tecnologias – aproximando as relações na longevidade”, com Fabrício de Oliveira
Data: 01/10 – quinta-feira
Hora: 14h às 16h30
Local: Facebook SescSC
GRATUITO

+Sobre o palestrante Fabrício de Oliveira
Formado em psicologia no Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ. Pós-graduado em Gestão com Pessoas e Psicologia Organizacional – UNIPÊ. Participou do XIV Curso Pós-Graduado Sobre Envelhecimento – Geriatria Prática no Hospital da Universidade de Coimbra – Portugal. Pós-Graduado em Gerontologia – Faculdades Integradas de Patos – FIP. Mestrando em Gerontologia – Fundação Universitária Iberoamericana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

“As pessoas sempre escolherão uma história que as ajude a sobreviver e prosperar.”